DOE AGORA

Notícias

TECNOLOGIAS SOCIAIS CERTIFICADAS PELA FUNDAÇÃO VENCEM O PRÊMIO ODM


POR DAVID TELLES

Brasília, 09 – A terceira edição do Prêmio ODM Brasil – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – recebeu cerca de 1500 inscrições de projetos de prefeituras e de organizações da sociedade civil e irá premiar as 20 iniciativas que, na visão dos avaliadores, são mais significativas em suas localidades. Três tecnologias sociais certificadas pela Fundação Banco do Brasil estão entre as vencedoras – Pólo de Proteção da Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (AC); Movimento de Organização Comunitária (BA); e Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS (PB). A iniciativa do Acre também venceu o Prêmio FBB de Tecnologia Social em 2007.

Os premiados receberão das mãos do Presidente Lula certificados que comprovam a contribuição dos projetos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A solenidade de premiação acontece na próxima quarta-feira, dia 24 de março, em Brasília. Os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas), a partir da análise dos mais graves problemas mundiais e das preocupações de 147 Chefes de Estado e de Governos de 191 países. Em 2004, Governo Federal, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) implantaram o Prêmio no Brasil.

Tecnologia Social O conceito de Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social. A Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Petrobras e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), certifica tecnologias sociais de acordo com os critérios de reaplicabilidade, efetividade da transformação social, e interação com a comunidade. Essa certificação ocorre a cada dois anos, desde 2001, por ocasião do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social – que chegou à 5ª edição em 2009.

As tecnologias sociais certificadas integram o Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil. O banco reúne soluções que podem ser conhecidas e consultadas por tema, área de atuação, entidade executora, público-alvo, região, estado, problemas solucionados, municípios atendidos, recursos necessários para implementação, entre outros detalhamentos. A ferramenta está disponível na internet (http://www.tecnologiasocial.org.br/), atualmente com 571 tecnologias sociais certificadas.

Serviço

Solenidade de Premiação ODM Brasil

Dia: 24 de março

Horário: a partir das 16h

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães (SDC- Centro de Divulgação Cultural – Eixo Monumental) Brasília/ DF

FONTE: FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL
DATA: 09/03/2010

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »