DOE AGORA

Notícias

Instituições dialogam com o governo federal sobre impactos provocados pelas energias renováveis

                                                                  Na última sexta-feira, em Santa Luzia – Paraíba, instituições que compõem a Articulação do Semiárido Paraibano, agricultoras, agricultores, comunidades quilombolas, representantes do Comitê de Energias Renováveis do Semiárido, Fetag e professores universitários, reuniram-se com representantes do Governo Federal (Secretaria Geral da Presidência da República, Incra, Ministério do Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário, Minas e Energia) para um diálogo sobre os impactos das energias renováveis. Durante a atividade foi realizada uma visita a área de instalação de parques eólicos e solares, o que evidenciou que a forma como foram implantados vem trazendo graves consequências para o meio ambiente e a vida das populações locais.O desmatamento e uso de herbicidas causaram assoreamento, poluição e contaminação dos açudes, rios e várias doenças respiratórias para as famílias que residem no entorno.       A instalação de parques ameaça constantemente o presente e o futuro da agricultura familiar agroecológica que vem sendo desenvolvida por camponeses e camponesas da região semiárida.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »