DOE AGORA

Programas

O Cepfs – Transformando o Sertão promove o desenvolvimento rural sustentável a partir de inovações sociais. Os programas contemplam diversas tecnologias sociais de captação, armazenamento e manejo da água da chuva, o que permite produzir mesmo durante a estiagem, empoderando as famílias e as comunidades. Aliado a isso, são desenvolvidas atividades educativas que buscam valorizar o potencial de saberes dos agricultores e das agricultoras.

EIXO 01

Meio ambiente e desenvolvimento sustentável

A biodiversidade do semiárido nordestino assume o papel de parceira no desenvolvimento sustentável das comunidades rurais. O Cepfs desenvolve e incentiva inovações nas tecnologias adaptadas às necessidades das populações locais, potencializando os recursos naturais e oferecendo alternativas viáveis para a convivência com a realidade da região.

EIXO 02

Fortalecimento e Desenvolvimento Comunitário

Tem como foco o protagonismo do agricultor e da agricultora familiar, envolvendo as comunidades e fazendo com que elas se tornem participantes conscientes dos processos de decisões que afetam suas vidas. Ao fortalecer o pequeno produtor e reforçar o benefício de atuar em grupos, o CEPFS instiga essas populações a criar e implementar soluções próprias, referenciando políticas públicas e programas de investimento locais.

Translate »