Consuma a fruta, plante a semente!

Com objetivo de incentivar a diversificação dos pomares, o Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS, está promovendo a campanha “Consuma a fruta, plante a semente!

A intenção é que ao consumir uma fruta as pessoas possam plantar as sementes e produzir mudas que além do plantio também poderão ser compartilhadas.

O CEPFS é uma das instituições integrantes da Rede de Sementes Florestais Caatinga Viva que nasceu das preocupações sobre a degradação ambiental que afeta o Bioma Caatinga.

Participam da rede profissionais das Ciências Agrárias, da Educação e diversos agricultores e agricultoras de comunidades rurais do Sertão Paraibano, instituições diversas a exemplo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Ação Social Diocesana de Patos (ASDP), o Comitê de Energias Renováveis do Semiárido (CERSA), o Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e Associações Comunitárias Rurais.

A rede promove ações de recuperação de áreas degradadas, enriquecimento da caatinga, diversificação dos pomares e geração de renda para as famílias agricultoras, a partir da coleta de sementes, reprodução, plantio e manejo de espécies florestais e frutíferas nativas ou adaptadas ao bioma caatinga.

CEPFS promove campanha para arrecadação de alimentos para agricultores e agricultoras que tem fome

Com a pandemia causada pelo Corona Vírus, famílias residentes na zona rural de municípios da Serra do Teixeira, foram bastante afetadas principalmente do ponto de vista econômico e organizativo. Algumas famílias que produziam alimentos para o consumo e vendiam o excedente da produção agora tem dificuldade de comercializar seus produtos em decorrência da suspensão das feiras livres.

Também com o cessar do auxílio emergencial a situação agravou-se e hoje muitas famílias já estão passando fome. A expectativa de receberem o novo auxilio, não anima, pois o valor atual é bastante inferior as necessidades básicas das famílias.

Diante deste contexto o Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS lançou na última semana uma campanha para arrecadação de alimentos e está recorrendo ao espírito solidário de pessoas e empresas que queiram ajudar a socorrer, ao menos parte das famílias das comunidades com quem trabalha. Estima-se que entre 150 a 200 famílias já estão em estado de fome.

“Ajudar a quem está necessitando é um ato de amor ao próximo!  A importância não está na maior ou menor ajuda, mas, no espírito solidário, na atitude de se compadecer daqueles que estão vivenciando situações de fome. Será a soma de esforços que permitirá que as famílias mais vulneráveis possam ser ajudadas a enfrentar esse momento tão difícil. Desde já, agradecemos o gesto solidário de todos e todas”

Nesses 35 anos de existência o CEPFS já beneficiou um público de 98.108 pessoas que corresponde a 21.800 famílias com iniciativas de convivência com o semiárido que tem promovido melhorias na qualidade de vida das famílias.

Muito ainda precisa ser feito, o cepfs continua na luta e conta com sua generosidade!

Como contribuir?

Depósito Bancário:

Agencia 1156-8

Conta Corrente 13015-X

Banco do Brasil

Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS

CNPJ 24.226.128 0001-36

Entrega de alimentos na sede do CEPFS:

Rua Felizardo Nunes de Souza, n 07, Centro, Teixeira – PB

Ponto de referência: próximo ao Cacimbão.

Contato (83) 999611361

CEPFS promove Campanha Eu Apoio o CEPFS!

Em comemoração aos seus 35 anos de lutas e conquistas para promover melhorias na qualidade de vida das famílias carentes da zona rural do Médio Sertão Paraibano, o Centro de Educação Popular e Formação Social CEPFS, lançou no último dia 24 a campanha “Eu Apoio o CEPFS”!

O objetivo da campanha é aumentar o número de doadores mensais. Os recursos das doações serão utilizados para apoiar iniciativas diversas que o CEPFS desenvolve junto aos agricultores e agricultoras de base familiar de municípios do médio sertão paraibano.

Nos últimos dias, a entidade tem intensificado as ações de divulgação da campanha nas redes sociais, com a participação de beneficiários(as), pessoas parceiras e artistas locais e nacionais. No Dia de Doar (1 de dezembro), o Cepfs divulgou em suas redes um vídeo de apoio a campanha feito pela cantora Fafá de Belém. O Dia de Doar é um grande movimento para promover a doação no Brasil. É uma mobilização que promove um país mais solidário, por meio da conexão de pessoas com causas.

Na mesma semana de lançamento da campanha, o CEPFS também foi premiado como uma das 100 melhores ongs do Brasil pela 3ª Vez. Promovido pelo Instituo Doar o prêmio reconhece organizações por suas boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento. A cerimônia de premiação será no dia 10 de dezembro, a partir das 19h, com transmissão pelo YouTube e pelo site do canal Futura.

A campanha “Eu apoio o CEPFS” vai até 28 de dezembro de 2020.

Você pode ajudar a transformar a vida de famílias em situação de vulnerabilidade social. Acesse: cepfs.org.br/doe.

 

Páginas: 1 2 3 4 5 ... 112 113 Próximo