Institucional
O Cepfs (Centro de Educação Popular e Formação Social) - Transformando o Sertão é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que, desde 1985, trabalha na busca de soluções para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no semiárido paraibano brasileiro.

Tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de comunidades e famílias da região, com foco na captação e no manejo de água de chuva tanto para o consumo humano quanto para a produção de alimentos saudáveis.

Conta com profissionais, estudantes e voluntários que, em parceria com associações comunitárias, ajudam na promoção da inclusão social com participação ativa dos moradores da região.
Missão
Potencializar os saberes e as vocações locais de comunidades rurais através da promoção, da produção e da difusão de soluções e tecnologias socioambientais e da capacitação e assessoria na formação de capital social para o desenvolvimento humano sustentável no semiárido brasileiro.
Visão
Que as comunidades rurais do sertão brasileiro estejam aptas, organizadas e instrumentalizadas para a consolidação da cidadania e a convivência sustentável com a realidade do semiárido, permitindo o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Área de atuação
O Cepfs - Transformando o Sertão atua em 10 municípios e 116 comunidades na Paraíba. Essa região do semiárido brasileiro se caracteriza pela seca periódica. As chuvas são irregulares no tempo e no espaço _ a média pluviométrica vai de 200 mm a 800 mm anuais. No Brasil, a média é de 1.761 mm. Estar preparado para atravessar a época das estiagens é a diferença entre ter ou não ter o que beber, comer e produzir.
Até chorar eu chorava para morar num canto onde tinha água. Agora que tem, não dá vontade de sair.
Maria Alves da Silva
Comunidade de Fava de Cheiro, em Teixeira (PB)