DOE AGORA

Notícias

Prêmio Empreendedor Social da Folha está com inscrições abertas!

Líderes socioambientais têm até 27 de abril para concorrerem à décima edição do Prêmio Empreendedor Social
Principal concurso de empreendedorismo da América Latina reconhece líderes de iniciativas inovadoras com mais de três anos de atuação. Já o Empreendedor Social de Futuro laureia mentores de projetos mais recentes, com um até três anos de experiência. Inscrições podem ser feitas pela internet.
Terminam no próximo dia 27 as inscrições para o Prêmio Empreendedor Social (folha.com.br/empreendedorsocial), que em 2014 completa dez anos no Brasil. Reconhecido como o concurso mais importante da América Latina para ações que beneficiem pessoas em situação de risco social e/ou ambiental, tem como proposta fortalecer líderes com mais de 18 anos de idade, à frente de iniciativas inovadoras há pelo menos três anos, de maneira sustentável, com impacto na sociedade e em políticas públicas. Empreendedores de até 35 anos, que comandam projetos mais recentes — de um ano até três de atuação —, podem concorrer no Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro.
O jornal Folha de S.Paulo conduz o processo de seleção em parceria com a Fundação Schwab, mentora do concurso e correalizadora do Fórum Econômico Mundial de Davos. Já o Folha Empreendedor Social de Futuro, criado exclusivamente pela Folha em 2009, vale-se dos mesmos parâmetros internacionais para laurear propostas como a criação de um produto, serviço ou aplicação de tecnologia social que ainda precisem de visibilidade e capacitação para aumentar seu impacto, na fase mais crítica de toda organização: o princípio da atividade.
Por aqui, mais de 70 líderes socioambientais de todo o país já entraram para a seleta lista de finalistas de ambos os concursos. “O Prêmio Empreendedor Social no Brasil é um jeito fantástico de identificar inovadores que capitaneiam organizações sociais e que lidam com questões que vão da saúde à educação”, afirma Kenneth Turner, gerente-sênior para América Latina e África da Fundação Schwab.
Chegar à décima edição do prêmio mostra o sucesso desta parceria internacional que reconhece a importância de valores como ética, cidadania e combatividade, presentes no dia a dia da Folha, e que premia empreendedores brasileiros comprometidos com a transformação social”, afirma Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha de S.Paulo.
Benefícios para aprimoramento
O processo seletivo dura até outubro. Em novembro, ocorre a cerimônia de premiação, quando finalistas e vencedores do Empreendedor Social e do Folha Empreendedor Social de Futuro terão seus perfis publicados em caderno especial que circula nacionalmente na Folha de S.Paulo e no site da Folha. Todos receberão também um kit com relatório completo e extenso de avaliação (encaminhado para o júri), segundo os rigorosos critérios dos prêmios, além de fotos e vídeo jornalístico sobre seu trabalho, para uso livre de divulgação.
Estão ainda na lista de benefícios: assessoria jurídica e de gestão e bolsas de estudo para cursos, congressos e seminários. Os finalistas com idade inferior a 40 anos e que atenderem aos critérios estabelecidos pela organização Jovens Líderes Globais do Fórum Econômico Mundial serão indicados para o Fórum dos Jovens Líderes Globais. Todos os que tiverem entre 20 e 30 anos e que atenderem aos critérios estabelecidos pela organização Global Shapers do Fórum Econômico Mundial serão indicados para receberem o título de Global Shapers.
No âmbito internacional, o vencedor do Empreendedor Social participará, com despesas pagas de transporte e hospedagem, do Fórum Econômico da América Latina de 2015. No Empreendedor de Futuro, vencedor leva bolsas de estudos, consultorias e aceleração de comunicação com o jornalista Gilberto Dimenstein, do Catraca Livre, entre outras oportunidades.
Os eleitos em ambas as premiações serão convidados a integrar a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, um seleto grupo de líderes sociais brasileiros altamente inovadores que interagem constantemente com apoio, fomento e divulgação da Folha de S.Paulo. Um dos finalistas de ambas as premiações também pode se sagrar eleito pelo voto online do público, na chamada “Escolha do Leitor”.
CALENDÁRIO 2014 DOS PRÊMIOS:
  • Até 27 de abril: regulam
    ento e formulário de inscrição preenchido, somente pelo site
    folha.com.br/empreendedorsocial
  • Até 13 de maio: selecionados para a segunda fase
  • Até 9 de junho: envio de documentos da segunda fase
  • Até 24 de junho: escolha dos selecionados
  • 21 de julho: início das avaliações in loco
  • Até 1º. de setembro: fim das avaliações
  • Até 7 de outubro: envio de relatórios para o júri
  • Outubro: publicação de reportagens com finalistas e júri; votação pelo público em geral para a categoria “Escolha do Leitor” no site dos prêmios
  • Novembro: cerimônia de premiação; publicação do caderno especial Empreendedor Social na Folha de S.Paulo
INFORMAÇÕES E DÚVIDAS: empreendedorsocial@grupofolha.com.br
SITE PARA INSCRIÇÕES: folha.com.br/empreendedorsocial
ASSESSORIA DE IMPRENSA:
P&B Comunicação – Ligia Neiva
empreendedorsocial@uol.com.br
Tel.: (11) 9 6291-1985
Sobre a Folha de S.Paulo: jornal mais influente do Brasil, com mais de 1,6 milhão de leitores nas classes A e B na Grande São Paulo e no interior* e circulação média semanal de mais de 332 mil  exemplares**, a Folha de S.Paulo tem como objetivo principal, nos Prêmios Empreendedor Social e Folha Empreendedor Social de Futuro, dar visibilidade ao empreendedorismo social, que visa à construção de uma sociedade sustentável e mais justa. Foi escolhida pela Fundação Schwab em 2005 para exercer, com exclusividade, o papel de realizadora do Prêmio Empreendedor Social no Brasil, país que acumula recordes de inscrição ano após ano.
Fundada em 1921, a Folha de S.Paulo completou no ano passado 92 anos de vida. Seu crescimento foi calcado nos princípios editoriais do Projeto Folha: pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência. Organizado em cadernos temáticos diários e suplementos, o jornal tem circulação nacional. Foi o primeiro veículo de comunicação do Brasil a adotar a figura do ombudsman e a oferecer conteúdo on-line a seus leitores.
*Estudos Marplan EGM – Mercados Grande São Paulo e interior – janeiro a dezembro de 2012 – Base 10+ anos
**IVC Dezembro/2013 – circulação paga – Folha de S.Paulo: 332.354
Site: folha.com.br/folha/conheca
Sobre a Fundação Schwab: é uma organização independente e neutra, sem fins lucrativos, criada em 1998, por Klaus Schwab, mentor do Fórum Econômico Mundial, e sua mulher, Hilde. Seu propósito é promover o empreendedorismo social como elemento de estímulo para a inovação e o progresso na sociedade. Presente em todos os continentes, a entidade já selecionou para a sua rede 256 líderes sociais de 61 países. Entre eles, 17 são brasileiros, oito eleitos em parceria com a Folha de S.Paulo. Sediada em Genebra, a fundação é supervisionada legalmente pelo governo federal da Suíça.
Site: www.schwabfound.org/content/global-selection
LINKS ÚTEIS:
Site, regulamento e formulário de inscrição: folha.com.br/empreendedorsocial Siga os prêmios no Twitter: twitter.com/premioempsocial
Acompanhe os prêmios no Facebook: facebook.com/EmpreendedorSocial
Informações e dúvidas: empreendedorsocial@grupofolha.com.br

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »