Consuma a fruta, plante a semente!

Com objetivo de incentivar a diversificação dos pomares, o Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS, está promovendo a campanha “Consuma a fruta, plante a semente!

A intenção é que ao consumir uma fruta as pessoas possam plantar as sementes e produzir mudas que além do plantio também poderão ser compartilhadas.

O CEPFS é uma das instituições integrantes da Rede de Sementes Florestais Caatinga Viva que nasceu das preocupações sobre a degradação ambiental que afeta o Bioma Caatinga.

Participam da rede profissionais das Ciências Agrárias, da Educação e diversos agricultores e agricultoras de comunidades rurais do Sertão Paraibano, instituições diversas a exemplo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Ação Social Diocesana de Patos (ASDP), o Comitê de Energias Renováveis do Semiárido (CERSA), o Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e Associações Comunitárias Rurais.

A rede promove ações de recuperação de áreas degradadas, enriquecimento da caatinga, diversificação dos pomares e geração de renda para as famílias agricultoras, a partir da coleta de sementes, reprodução, plantio e manejo de espécies florestais e frutíferas nativas ou adaptadas ao bioma caatinga.