DOE AGORA

Notícias

Consuma a fruta, plante a semente!


Com objetivo de incentivar a diversificação dos pomares, o Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS, está promovendo a campanha “Consuma a fruta, plante a semente!
A intenção é que ao consumir uma fruta as pessoas possam plantar as sementes e produzir mudas que além do plantio também poderão ser compartilhadas.
O CEPFS é uma das instituições integrantes da Rede de Sementes Florestais Caatinga Viva que nasceu das preocupações sobre a degradação ambiental que afeta o Bioma Caatinga.
Participam da rede profissionais das Ciências Agrárias, da Educação e diversos agricultores e agricultoras de comunidades rurais do Sertão Paraibano, instituições diversas a exemplo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Ação Social Diocesana de Patos (ASDP), o Comitê de Energias Renováveis do Semiárido (CERSA), o Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e Associações Comunitárias Rurais.
A rede promove ações de recuperação de áreas degradadas, enriquecimento da caatinga, diversificação dos pomares e geração de renda para as famílias agricultoras, a partir da coleta de sementes, reprodução, plantio e manejo de espécies florestais e frutíferas nativas ou adaptadas ao bioma caatinga.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »