DOE AGORA

Notícias

Jovens Sistematizam e Divulgam Experiências de suas Comunidades

Jovens das comunidades de Flores e São Francisco, município de Teixeira estão produzindo banners e boletins para divulgação de experiências bem sucedidas em suas comunidades.
A iniciativa faz parte das ações de formação do projeto Agroecologia Gerando Renda e promovendo Cidadania na Serra de Teixeira, o objetivo e capacitar jovens agricultores e agricultoras para sistematizar e divulgar experiências.
Em março deste ano, eles participaram de uma Oficina de Sistematização de Experiências em Boletins promovida pelo Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS.
Na comunidade São Francisco, os jovens iniciaram o processo de sistematização, relatando sobre a experiência agroecológica desenvolvida pela família do jovem Rubenildo Pereira. Além de agricultor, Rubenildo é estudante do curso técnico em agroecologia e estagiário do projeto agroecologia Gerando Renda e Promovendo Cidadania na Serra de Teixeira, que apoiará sua família com uma barraca de feira e a construção de um sistema de boia para lavagem do telhado.
Em Flores, os jovens também foram a campo para contar a história do Banco de Sementes Comunitário. Eles fotografaram e entrevistaram os participantes do banco.
Ângela Alves, presidente da associação, conta como foi a experiência. “Na comunidade, nós temos uma roça comunitária que alimenta o banco, então os jovens foram até a roça para fotografar e entrevistar o pessoal, ao viveiro de mudas, e o banco de sementes, depois reunira-se para escolher as fotos e produzir o texto.”
Além da produção de boletins, os jovens das referidas comunidades também se dedicam a confecção de banners, através de fotos, eles contam experiências e divulgam as potencialidades das comunidades.
A proposta é que através da comunicação, a juventude valorize e enxergue a comunidade como um espaço possível de viver com qualidade de vida a partir do aproveitamento dos recursos naturais locais.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »