DOE AGORA

Notícias

Intercâmbio promove troca de conhecimento sobre palma forrageira

O Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS realizou na última quarta feita, uma visita de intercâmbio local, na comunidade Mares, no município de São José do Bonfim. Agricultores e agricultoras visitaram a propriedade de José Bezerra conhecido como Bezerrinha, para conhecerem práticas de manejo, utilizadas na plantação de palma.


Pela manhã eles andaram por plantios de palma orelha de elefante mexicano, que é bastante resistente ao ataque da cochonilha do carmim e também ao déficit hídrico. Durante a visita Bezerrinha informou sobre os cuidados que se deve ter no plantio de palma e destacou a importância do espaçamento. “É primordial no ato do plantio, o agricultor obedecer ao espaçamento entre uma palma e outra e também entre as fileiras. Esta prática permite o crescimento da palma, o plantio de outras culturas de subsistência, e também facilita o manuseio.” Destacou.

À tarde os participantes reuniram-se no salão paroquial, afim de interagirem sobre o que viram durante a visita, o momento também foi propício para aprofundar os conhecimentos sobre o cultivo de palma. Na oportunidade foi feita uma apresentação em slide sobre o preparo do solo, mudas, doenças causadas por fungos e bactérias, e, período de colheita.

Os participantes do intercâmbio serão beneficiados pelo projeto Agroecologia Gerando Renda e Promovendo Cidadania na Serra de Teixeira, com a implantação de campos de palma forrageira. O referido projeto é patrocinado pela Petrobrás.

O intercâmbio é uma das ações de formação do projeto que busca integrar o saber técnico com o saber popular, para construção do conhecimento e desenvolvimento de iniciativas agroecológicas pautadas no manejo sustentável dos recursos naturais.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »