DOE AGORA

Notícias

Famílias camponesas constroem mapas de suas experiências em capacitações do P1+2

Comunidade Flores, Teixeira-PB
O Programa Uma Terra Duas Águas (P1+2), a partir do Termo Aditivo 02/2013, financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social – MDS está sendo executado pelo Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS, no município de Teixeira, no Médio Sertão Paraibano. Nesse termo, o programa aborda em seus componentes educativos a Produção de Alimentos Saudáveis e a utilização ferramentas de avaliação socioeconômica e ecológica do Agroecossistema familiar.

Durante a execução, as famílias participam de capacitações em Gestão de Água para a Produção de Alimentos – GAPA e em Sistema Simplificado em Manejo da Água para Produção – SISMA. Essas atividades têm o objetivo de promover espaços de formação para que as famílias camponesas possam utilizar de forma sustentável os recursos hídricos armazenados nas tecnologias sociais para a convivência com a realidade semiárida.

Nessa etapa, foi realizada nos dias 16,17 e 18 de novembro, a capacitação em GAPA, na comunidade Sabonete, em Teixeira. Já a capacitação em SISMA, aconteceu nos dias 26, 27 e 28. As 13 famílias participantes debateram sobre melhores formas de manejo da água, do solo, da vegetação e da criação animal, para viabilizar a produção de alimentos saudáveis e alcançar a soberania.

Como forma de avaliar suas potencialidades produtivas e visualizar seu Agroecossistema, as famílias foram motivadas a construir mapas de suas experiências, destacando a realidade atual, e apontando as metas para o futuro, com base nas tecnologias sociais conquistadas. Muitos agricultores e agricultoras já desenvolvem práticas como a criação animal, o plantio de hortaliças, frutíferas, medicinais e ornamentais, além de manutenção de áreas preservadas em suas propriedades, utilizando as fontes de água existentes. As novas tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva prometem fortalecer as experiências.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »