DOE AGORA

Notícias

Famílias Beneficiárias do Programa Uma Terra e Duas Águas participam de Capacitação em GAPA

Renalle Benício
Comunicadora Popular CEPFS/ ASA
Teixeira 08/09/2012
O Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS), realizou no início desta semana, na comunidade Riacho Verde, município de Teixeira-PB, um encontro de Capacitação em Gestão de Água para a Produção de Alimentos (GAPA) com as famílias que serão beneficiadas pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).
A primeira parte da atividade foi dedicada a um diálogo que enfatizou as ações de convivência com o Semiárido, desenvolvidas pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA Brasil).  Em outro momento os participantes se reuniram, e divididos em grupos construíram o mapa hídrico da comunidade. Na apresentação dos trabalhos os grupos apresentaram as fontes hídricas existentes na comunidade, a ocasião também gerou debate sobre os motivos pelos quais algumas fontes deixaram de existir.
Outra parte da capacitação foi recheada de atividades práticas, os agricultores e agricultoras fizeram visitas à propriedade do senhor Solon Arruda, para conhecerem as tecnologias sociais de captação, armazenamento e manejo de água de chuva construídas na propriedade. São experiências que comprovam diferentes possibilidades de aproveitamento do potencial hídrico.
Após as visitas os participantes discutiram sobre as impressões que tiveram. Para seu Sebastião Martins a experiência vista pode ser reaplicada basta o agricultor acreditar “isso foi possível porque ele acreditou e se organizou. Quando a gente acredita em alguma coisa, encontra forças para conseguir realizar. Outra coisa, o que vimos aqui não vem de agora, o que faltava era mais conhecimento e informação”. Declarou o agricultor.
Durante toda a capacitação, além da troca de experiência entre agricultores e agricultoras também houveram momentos de muita descontração e animação.
A capacitação em Gestão de Água para a Produção de Alimentos é uma das ações de formação do Programa Uma Terra e Duas Águas, o objetivo central é refletir e construir com as famílias beneficiadas pelo programa, alternativas para a gestão sustentável da água.
 “Aprendi muitas coisas interessantes, quero que o arredor da minha casa fique um paraíso, vou plantar muitas frutas e verduras. Antes desse encontro, eu não dava valor ao umbuzeiro e agora quero fazer uma plantação. Ontem mesmo quando cheguei em casa, fui na casa da vizinha, consegui quinze caroços de umbu e já plantei. Aprendi que é uma planta tem muita serventia e que devemos valorizar.”
Maria Márcia
Comunidade Coronel

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »