DOE AGORA

Notícias

Famílias beneficiadas com a tecnologia Sistema de Boia se reúnem em oficina sobre produção agroecológica

No dia 26 de fevereiro, o Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS), realizou em sua área experimental, no sítio Riacho das Moças, Maturéia, uma oficina sobre Produção Agroecológica.  A atividade contou com a participação de famílias beneficiadas com a tecnologia Sistema de Boia para Lavagem do Telhado, pelo projeto Agroecologia Gerando Renda e Promovendo Cidadania na Serra de Teixeira, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

Na oportunidade, os beneficiários discutiram sobre a importância do Sistema de Bóia para a garantia de água de qualidade para o consumo humano. Também trocaram idéias de como pretendem utilizar a água quem lava o telhado, armazenada no reservatório. A fim de reforçar a importância do Sistema de Bóia foi exibido o vídeo “Convivência com a Realidade Semiárida Promovendo o Acesso a Água Solidariedade e Cidadania”, que mostra o funcionamento e a utilidade da tecnologia.

Durante a oficina enfatizou-se sobre a Agroecologia a fim de perceber o entendimento dos participantes. Nas falas agricultores e agricultoras evidenciaram que desenvolvem práticas agroecológicas em suas propriedades e que o projeto veio reforçar estas iniciativas.

O estudante do curso técnico em Agroecologia, José de Souza Leite Junior, falou de sua compreensão “praticar a Agroecologia é imitar o que a natureza faz. Não vemos a natureza destruindo ela própria!” Destacou. A partir das intervenções dos participantes concluiu-se que praticar a Agroecologia é produzir alimentos de forma natural e sustentável.

Discutiu-se também sobre os cuidados com os arredores de casa, enfatizando sobre o descarte e aproveitamento do “lixo” doméstico. Os presentes falaram sobre as estratégias de aproveitamento dos resíduos sólidos, dentre os exemplos citados destaca-se: a utilização de garrafas pet para construção e plantio de canteiros, como também para armazenamento de água e sementes.

Sobre a comunicação do projeto Agroecologia Gerando Renda e Promovendo Cidadania na Serra Teixeira foi esclarecido sobre as atividades e materiais de comunicação que estão propostos no projeto.  Neste momento foram mostrados calendários e agendas, que foram produzidos com a intenção de divulgar as experiências bem sucedidas de famílias apoiadas pelo projeto. Alguns participantes que tiveram suas experiências divulgadas nos materiais ficaram bastante satisfeitos ao verem suas fotos divulgadas.

Ao final da atividade, durante o momento de avaliação, o agricultor Sebastião Martins (86 anos) da comunidade Riacho Verde, Teixeira, falou sobre a importância dos projetos voltados para a promoção da melhoria da qualidade de vida dos sertanejos e lembrou momentos difíceis vivenciados nos períodos de estiagens. “Antigamente na época da estiagem as pessoas se reuniam em mutirão para cavar cacimbas, mas a água não era de boa qualidade, sapos e guarás tinham acesso a água. A chegada de projetos como este facilitou e melhorou muito a vida de quem mora nessa região”, relatou o agricultor.

A oficina foi encerrada com a entrega de agendas e calendários para os participantes que também solicitaram os referidos materiais para  presentear parentes e amigos de suas comunidades.

Para Adailson Vital, agente educador, a participação de pessoas de diferentes faixas etárias na oficina foi bastante positiva: “tivemos a participação de jovens, adultos e idosos. Essa diferença de faixa etária propiciou um momento rico de troca de conhecimento e experiências entre os participantes”. Concluiu

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »