DOE AGORA

Notícias

EXPERIÊNCIA DOS BANCOS DE SEMENTES COMUNITÁRIOS É VENCEDORA DO PRÊMIO TECNOLOGIA SOCIAL DA FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL

A experiência dos Bancos de Sementes Comunitários da Serra do Teixeira, desenvolvida pelas comunidades rurais e apoiada pelo CEPFS e outras organizações da Região foi vencedora na categoria Nordeste do Prêmio Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil. Participaram do evento representando o CEPFS e os agricultores e agricultoras experimentadoras, José Rego Neto e José Alves da Silva, presidente da Associação Comunitária de Flores de Baixo – Teixeira – PB. É mais um reconhecimento para as agricultoras e agricultores da agricultura familiar que veem suas dinâmicas organizativas, de base comunitária, construídas, com muitos esforços e desafios, serem reconhecidas. É a comprovação de que a perseverança, os esforços de cada um que tem abraçado essa dinâmica, estão na direção certa, de promover o desenvolvimento local, com princípios de sustentabilidade. É, acima de tudo, o reconhecimento de que as agricultoras e agricultores estão cumprindo um papel de grande relevância para salvaguardar a agricultura familiar como um seguimento de produção estratégica para a segurança e soberania alimentar da atual e de futuras gerações. É, também, mais um momento importante que o nome de Teixeira aparece no cenário nacional, não a partir de uma pessoa, de um iluminado, mas, a partir dos esforços de muita gente humilde que, por muito tempo, foi vista como pessoas desprovidas de conhecimentos; de saberes, mas, com perseverança e, acima de tudo, com união é esta gente que está provando que são atores sociais importantes e que podem mudar a realidade social onde vivem e, a partir do compartilhar de suas experiências, também, incidir em mudanças da realidade de outras partes do Brasil e do mundo. Parabéns a todas as agricultoras e agricultores experimentadores da região da Serra do Teixeira, mulheres guerreiras, verdadeiros heróis e heroínas, em mais essa importante conquista que celebramos.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »