DOE AGORA

Notícias

Experiência desenvolvida pelo CEPFS conquista o seguno lugar no Prêmio FINEP de Inovação 2012

A experiência sistema de boia para lavagem do telhado no processo de captação e manejo de água de chuva, para o consumo humano, conquistou o segundo lugar no prêmio FINEP de Inovação 2012, na etapa Nordeste, categoria Tecnologia Social. O evento de premiação aconteceu no último dia 15, segunda-feira, no auditório da Casa da Indústria de Ceará, em Fortaleza. O CEPFS foi representado pelo seu coordenador executivo, José Dias Campos. Sem dúvida é mais um reconhecimento da importância do trabalho que a entidade vem desenvolvendo na região, cujos atores sociais, mais importantes, são as famílias que tem aderido a um jeito novo de viver em comunidades rurais, lutando não para combater a seca, mas, para conviver com a realidade provocada pelas anomalias climáticas, a partir dos potenciais locais, dentre eles, os saberes repassados de geração a geração. Esse reconhecimento só vem a fortalecer a abordagem metodológica de trabalho que a entidade vem desenvolvendo em cuja a qual a promoção dos saberes locais é considerado como um caminho promissor para o desenvolvimento local. Com a conquista do segundo lugar a entidade recebeu o troféu  de prata o qual foi dedicado a todas as lideranças comunitárias e integrantes de famílias de agricultoras e agricultores de base familiar, que constitui-se o público com o qual a entidade trabalha na serra de Teixeira.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »