DOE AGORA

Notícias

Estudantes estagiam na área experimental do Centro de Educação Popular e Formação Social

Estudantes do curso técnico em Agroecologia, promovido pelo Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA, estagiam durante uma semana a cada mês, na área experimental do Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS, localizada no sítio Riacho das Moças, município de Maturéia.

Na área, os estudantes já fizeram o roço do mato, podaram as plantas e recuperaram as curvas de nível.  Nos próximos estágios, eles farão o plantio de mudas medicinais, constituindo uma farmácia viva, além da construção de escada para acesso ao lajedo de captação de água usando pneus.

A área experimental tornou-se um espaço inspirador para alunos, professores, técnicos de ONGs, lideranças comunitárias, agricultores e agricultoras que buscam referenciais para o desenvolvimento de tecnologias sociais de convivência com o Semiárido. No local são realizadas visitas de intercâmbio e atividades de formação.

Os estagiários relataram suas impressões sobre o local: “Aqui colocamos em prática aquilo que aprendemos na escola técnica. O que mais me chama a atenção na área experimental, são as formas de captação e uso da água, acho impressionante! A segurança hídrica é uma das principais iniciativas que deve existir numa propriedade, aqui temos um bom referencial para isto”, relatou José Júnior.

Vaniery Ferreira, enfatizou sobre a construção de um novo olhar sobre a vegetação da caatinga: “Antigamente eu olhava a mata e não conseguia enxergar a riqueza que existia ali. Hoje é diferente, vejo vários tipos de plantas, pássaros, uma diversidade de elementos que compõe a natureza”.

Alexandro Catanduba, destacou: “A propriedade é modelo de preservação ambiental, e o resultado disso é a presença de várias espécies de plantas e pássaros.

Para Maria Ronieuda, o verde das plantas em plena estiagem, mostra o potencial da região “Aqui tudo está verde em plena estiagem, nossas propriedades também podem ficar assim, a partir da implantação de tecnologias de captação de água como existe aqui. Nossos colegas de sala estão maravilhados com este local, vêem as fotos que a gente publica no facebook e comentam sobre a beleza do lugar.”

José Junior, concluiu: “A grande mídia não divulga este sertão verde que estamos vendo aqui, pois prefere mostrar o outro lado, de seca e miséria”.

Maria Lúcia relatou sobre as práticas equivocadas que desenvolvia em sua propriedade e sobre os motivos que levaram ao seu ingresso no curso em Agroecologia.“Antigamente, eu fazia carvão, acabei com a mata que existia na minha terra. Também trabalhei muito em plantio, passava o dia com dor de cabeça e mal estar, por conta do veneno. Às vezes eu chegava em casa e dizia: eu não vou mais trabalhar com veneno! Mas a necessidade obrigava. Só parei porque a estiagem acabou com os plantios. Me conscientizei sobre a importância da Agroecologia através da participação em reuniões e encontros de formação, isso também me motivou a fazer o curso em Agroecologia ”.

O estágio está sendo acompanhado por técnicos do CEPFS, que executam as atividades do projeto Agroecologia Gerando Renda e Promovendo Cidadania na Serra de Teixeira, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobrás Socioambiental.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »