DOE AGORA

Notícias

ESTUDANTES DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL DA UFCG VISITAM ÁREA EXPERIMENTAL DO CEPFS

Estudantes do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, coordenados pela professora Alana da disciplina de Extensão Rural, visitaram a área experimental do CEPFS, na comunidade Riacho das Moças – Maturéia-PB. A visita aconteceu no dia 22 de novembro e teve como principal objetivo aproximar estudantes do curso de engenharia florestal com as experiências práticas de convivência com a realidade semiárida que estão sendo desenvolvidas por organizações da sociedade civil.

A professora Alana falou sobre a importância de se ter uma parceria entre esse tipo de projeto/ações e a Universidade.

É possível a Universidade pensar no desenvolvimento de atividades que contribua com o público beneficiário do CEPFS, sobretudo no que se refere ao manejo das propriedades rurais. Acho importante a Universidade se aproximar, cada vez mais, destas experiências que detém o saber empírico e, ressalto que a UFCG tem plenas condições de agregar, a esse conhecimento, o saber técnico que detém e que até hoje é muito pouco utilizado nesse sentido. Um dos aspectos importantes do ponto de vista pedagógico desta experiência, é que a mesma é apresentada como uma amostra, a reaplicabilidade das experiências desenvolvidas depende da sensibilidade e potencial das famílias e comunidades que a visitam. Vejo como imprescindível o envolvimento de professores, técnicos e até os políticos da região no sentido de dinamizar, cada vez mais, essa experiência. Acho que a experiência desenvolvida pelo CEPFS em sua área experimental é bastante favorável para que estudantes da UFCG realizem suas teses de mestrado e, nesse contexto, se comprometeu a estimular a própria universidade e os estudantes a exercitarem essa prática.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »