DOE AGORA

Notícias

ESTUDANTES DO CURSO DE ECONOMIA DA FIP VISITAM ÁREA DE EXPERIÊNCIA DO CEPFS!


No dia 28 de maio (2011) 03 estudantes do 7° período do curso de ciências econômica das Faculdades Integradas de Patos – FIP, dentre eles, uma mulher, visitaram a Área Experimental do Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS, situada na comunidade Riacho das Moças, município de Maturéia-PB. A visita teve como objetivo inspirar os discentes para elaboração de monografias e artigos científicos sobre o papel das ONG,s e suas tecnologias sociais desenvolvidas no semiárido. No primeiro momento, um membro da equipe executiva expôs aos visitantes o objetivo do CEPFS, enfatizando sua origem, objetivos e o papel desempenhado pela Área Experimental, no processo de desenvolvimento comunidades das famílias e, no âmbito da convivência com a realidade semiárida.

Em seguida os estudantes tiveram a oportunidade de visitar algumas das tecnologias sociais existentes, principalmente, as que se refere a captação e manejo da água de chuva e o biodigestor como fonte de energia.

Num último momento da visita, foi feita uma rápida avaliação para que os mesmos pudessem falar das suas impressões.

Para a estudante Nara a visita superou suas expectativas. “Essa experiência é fantástica, é até difícil acreditar que a mesma é desenvolvida em pleno semiárido, numa região com tantas adversidades, isso mostra que quando usamos da criatividade e aproveitamos adequadamente o que a natureza nos oferece, é plenamente possível vencer as dificuldades e viver bem, mesmo numa região como a nossa”. Todos avaliaram ainda, que a visita trouxe um aprendizado muito grande, o que certamente contribuirá para que os mesmos possam sentir-se estimulados a escrever artigos científicos e monografias sobre as experiências visitadas, com enfoque para a forma sustentável de uso dos recursos naturais.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »