DOE AGORA

Notícias

Estudantes de escolas públicas de Princesa Isabel visitam a Área Experimental do CEPFS



Na última quarta-feira, crianças, adolescentes e professores de escolas públicas da zona rural de Princesa Isabel, visitaram a Área Experimental do Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS, para conhecer tecnologias sociais de convivência com o semiárido.

Na oportunidade, também conheceram o parque estadual Pico do Jabre, que possui uma vegetação preservada, de micro clima e caatinga.

Na área Experimental, os visitantes conheceram tecnologias como: banheiro seco, Sistema de Reuso de Água, Fossa Biodidestora, entre outras.

A iniciativa foi do Centro de Capacitação Agrocomunitário – CCA, que possui trabalho em escolas da zona rural de Princesa Isabel, focado no incentivo à produção agroecológica e educação contextualizada.

“Os alunos do campo precisam entender que eles tem direito a uma escola do campo adaptada ao contexto local, e o CEPFS é uma referência de escola no campo. Atividades como esta são fundamentais para que os conceitos de convivência com o semiárido sejam entendidos e vivenciados nas famílias deles.” Destacou Adenice, educadora do CCA.

O jovem Adriano, da comunidade Lagoa de São João, Princesa Isabel, comentou sobre os aprendizados. “Nós aprendemos como cuidar melhor do meio ambiente. Vimos que a Cisterna de Enxurrada nasceu aqui, se expandiu e hoje nós a temos em nossa comunidade. Aprendemos também que as tecnologias sociais podem ser inovadas”.

A Área Experimental do CEPFS e o Pico do Jabre estão localizados no município de Matureia, Paraíba.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »