DOE AGORA

Notícias

Em Teixeira famílias comemoram a chegada de cisternas apoiadas pelo prêmio Mandacarú

Por Renalle Benício
Famílias beneficiadas através do Projeto Sistema de Bóia para Lavagem do Telhado no Processo de Captação e Manejo de Água de Chuva para o Consumo Humano,  já participaram de intercâmbios, oficinas de sensibilização à convivência com o semiárido, Fundos Rotativos Solidários, empoderamento social e gênero.  Agora se alegram com a construção de cisternas que iniciou na comunidade Santo Agostinho, no município de Teixeira.
Estou muito contente, a cisterna é vida! Nos permite ter água de qualidade na porta de casa. Nesta região em que a gente vive quanto mais reservatórios melhor!  Destacou José Paulo, da comunidade Santo Agostinho.
De acordo com Adailson Vital, coordenador do projeto, as atividades de formação foram significativas para aproximação e interação da coordenação do projeto com os beneficiários, discutimos temas relacionados a convivência com o  semiárido, ouvimos os agricultores, trocamos conhecimentos, foi uma experiência muito boa.”

Através do Prêmio Mandacaru, serão construídas 20 cisternas com Sistema de Bóia para Lavagem do Telhado e Bomba D’água Trampolim, em comunidades rurais dos municípios de Teixeira e Imaculada.  O prêmio é uma das ações do Programa Cisternas, do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS). A iniciativa visa premiar projetos e práticas inovadoras para o desenvolvimento sustentável do semiárido.

O Projeto Sistema de Bóia para Lavagem do Telhado no Processo de Captação e Manejo de Água de Chuva para o Consumo Humano desenvolvido pelo Centro de Educação Popular- CEPFS, foi vencedor na categoria Replicação de Práticas Inovadoras.

Sistema de Bóia – é um dispositivo constituído por uma garrafa pet de refringente, de um litro, que, ao se encaixar em uma de dois litros, funciona com uma válvula de retenção permitindo que os primeiros milímetros de chuva seja desviado para  uma pequena caixa construída ao lado da cisterna destinada a armazenar e evitar o desperdício da água  dos primeiros milímetros das chuvas que lavam o telhado. Após a vedação proporcionada pelo encaixe das garras, a água limpa toma a direção da cisterna. 

Bomba Trampolim é utilizada para retirar água armazenada em cisternas, substituindo a imersão de recipientes como lata ou balde.

Confira as fotos:https://www.facebook.com/cepfs/media_set?set=a.664602320240605.1073741842.100000725291294&type=3

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »