DOE AGORA

Notícias

Em Teixeira câmaras frias aumentam capacidade de armazenamento de polpa de frutas

Renalle Benício
Comunicadora Popular/CEPFS
O Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS, através do Projeto Agroecologia Gerando Renda e Promovendo Cidadania na Serra de Teixeira, instalou câmaras frias nas Unidades de Beneficiamento de Polpa de Frutas, localizadas nas comunidades Poços de Baixo e Fava de Cheiro no município de Teixeira.

Com a instalação das câmaras frias, aumentou a capacidade de armazenamento de polpa de frutas das unidades de beneficiamento, permitindo que famílias das comunidades atendidas e de comunidades vizinhas aproveitem melhor o potencial frutífero existente em suas propriedades.

A instalação das câmaras frias gerou renda para as famílias que compõem as unidades e também para as que passaram a fornecer frutas. De acordo com Sandra Guedes da comunidade Poços de Baixo triplicou o número de fornecedores “antes tínhamos uma média de dez pessoas que forneciam frutas para a unidade de Poços, hoje temos trinta. Tem família, que lucra de trezentos a quatrocentos reais, por mês”.

Outra vantagem que se comemora é que a partir de agora, polpas de determinadas frutas, como umbú, poderão ser fornecidas no período pós-safra. Antes, na época da safra as frutas eram utilizadas para o consumo familiar, o excedente servia para alimentar os animais, outra parte era desperdiçada.

“Na época da safra, havia um desperdício muito grande de frutas porque não tínhamos onde armazená-las. A instalação da câmara fria foi muito importante, porque agora nós temos um local para armazenar polpa durante e depois da safra”, enfatizou Verônica Teles, comunidade Poços de Baixo.

A venda das polpas é feita para famílias da zona rural e da cidade, comércio varejista (lanchonetes e mercadinhos), do município de Teixeira e para a merenda escolar dos municípios de Teixeira, Maturéia, Desterro, São José do Bonfim, Patos, São Mamede, Santa Luzia e Catingueira, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O projeto Agroecologia Gerando Renda e Promovendo Cidadania na Serra de Teixeira executado nos municípios de Teixeira, Cacimbas e Maturéia é patrocinado pela Petrobrás, através do Programa Petrobrás Socioambiental.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »