DOE AGORA

Notícias

Em Matureia pedreiros se capacitam para a construção de cisternas calçadão

 A participação de mulheres é destaque na capacitação

Jéssica Freitas
Comunicadora Popular CEPFS/ASA

Pedreira Josineide de Freitas (Dita)
Na comunidade Cafundó, em Matureia (PB), foi iniciada, nesta segunda-feira (19), uma capacitação de pedreiros e pedreiras para a construção de cisternas-calçadão. Eles e elas poderão atuar nas implementações realizadas pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), executado pelo CEPFS.  Durante a capacitação, serão construídas duas cisternas-calçadão na comunidade.
A participação feminina provou que está cada vez mais forte na construção de tecnologias sociais da ASA no Semiárido. As mulheres passaram a atuar de forma direta nas implementações nas suas comunidades. Aos 58 anos, Maria das Graças Lopes é uma mulher de muita coragem, ela não vê nenhum problema em trabalhar com construções. Mesmo morando em Teixeira (PB), ela procurou participar da capacitação. “A nossa participação é muito importante, pois a mulher já está sendo inserida em vários setores”, comenta Maria das Graças. 

Josineide de Freitas (Dita), 37 anos, reside na comunidade São João, em Matureia. Ela conta que já trabalhou como pedreira em construções realizadas em casa, e ao saber da capacitação para cisternas, decidiu participar. Dita planeja trabalhar nas implementações do P1+2. “Eu já mexo com construção e vim para aprender cada vez mais, a mulher tem que saber de tudo. E a convivência com os outros pedreiros é boa, eles respeitam nossa presença”, enfatiza Dita.
Maria das Graças Lopes, uma mulher de muita coragem

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »