DOE AGORA

Notícias

Em Cacimbas agricultores e agricultoras se reúnem em feira agroecológica

Renalle Benício 
Comunicadora Popular/CEPFS

Agricultoras da comunidade Catolé, Desterro. Foto: Renalle Benício
A Central das Associações Comunitárias do Município de Cacimbas e Região (CAMEC) em parceria com a Ação Social Diocesana de Patos (ASDP), o Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS) e a Cáritas, realizou no último domingo (24), na comunidade Monteiro, no município de Cacimbas-Paraíba, a “Feira Agroecológica Solidária, Semeando e Colhendo Vidas no Semiárido”, com o lema: Quem disse que não temos nada para oferecer?

Participaram do evento, agricultores e agricultoras dos municípios de Tavares, Juru, Imaculada, Maturéia, Teixeira, Desterro e Cacimbas, representantes de organizações sociais e do governo municipal.  

Agricultores e agricultoras levaram para a feira uma diversidade de produtos agroecológicos, tinha legumes, verduras, frutas, hortaliças, sementes. Entre os alimentos mais produzidos destacam-se as hortaliças.

A produção agroecológica tem garantido segurança alimentar e renda para as famílias, que a partir do acesso a água através de reservatórios de captação e armazenamento de água para a produção de alimentos, a exemplo das cisternas de enxurrada e cisternas calçadão, passaram a produzir o seu próprio alimento e a vender o excedente.

Com a comercialização dos produtos, além da geração de renda, agricultores e agricultoras também estão ofertando a outras pessoas a oportunidade de consumirem alimentos saudáveis, sem agrotóxicos.

Na feira, os participantes também tiveram a oportunidade de comprar mudas de plantas, produtos artesanais e uma variedade de queijos, doces e bolos.
A agricultora Maria Alves, da comunidade Fava de Cheiro, Teixeira, falou sobre a importância do evento “foi um espaço muito importante para divulgação dos nossos produtos e também um momento de divertimento e troca de conhecimento com outros agricultores e agricultoras”.

Durante a feira também houve o lançamento do vídeo documentário do projeto “Sertão Ecológico e Solidário”, realizado pelo CEPFS, apresentação de peças de teatro sobre agroecologia feita por alunos da Escola João Heleno de Maria, realização de um bingo e muito forró.

O trabalho das organizações sociais, aliado a execução de projetos e programas como o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação do Semiárido (ASA) tem sido grandes colaboradores com o desenvolvimento das iniciativas dos agricultores e agricultoras. Através do P1+2 muitas famílias tiveram acesso as tecnologias sociais de captação e armazenamento de água para a produção de alimentos.

Anchieta de Assis, representante da Coordenação Executiva da Articulação do Semiárido Paraibano fez sua avaliação sobre o evento “na feira, tivemos a oportunidade da perceber a riqueza e a diversidade que agricultores e agricultoras vem cultivando no semiárido. Diversidade de verduras, sementes, queijos, doces. A partir desta amostra poderemos pensar na possibilidade de em alguns municípios, o excedente de produção viabilizar feiras semanais ou quinzenais de produtos agroecológicos da agricultura familiar. Foi uma iniciativa válida”!

A feira agroecológica foi um espaço para dar visibilidade as iniciativas de agricultores e agricultoras que constroem um sertão agroecológico.  E quem pensou que agricultores e agricultoras não tinham nada para oferecer, saiu de lá encantado.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »