DOE AGORA

Notícias

Em Cacimbas acontece a 2ª Marcha pela Vida e Autonomia das Mulheres

Renalle Benício
Comunicadora Popular do CEPFS/ASA
Cacimbas-PB
11/03/2014

Evento reuniu homens e mulheres | Foto: Renalle Benício

Em 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a Central das Associações Comunitárias do Município de Cacimbas e Região (CAMEC) realizou, no distrito de São Sebastião, em Cacimbas-PB, a 2ª Marcha pela Vida e Autonomia das Mulheres.

O evento contou com a participação de mulheres de comunidades rurais dos municípios de Desterro, Cacimbas e Teixeira. O início foi à tarde, com a realização de palestras. A coordenadora do CEOP, Maria Aparecida, ministrou uma palestra sobre os direitos da mulher e fez um resgate da memória da submissão vivenciada pelas mulheres em tempos passados, a exemplo da negação ao direito de voto: “Conseguimos direitos igualitários entre homens e mulheres, isso só foi possível através da luta, que custou inclusive a vida de muitas mulheres”. Ela falou também das conquistas alcançadas na área da agricultura e fez referência a políticas públicas voltadas para as mulheres do campo.

A enfermeira Andréia Dias palestrou sobre a saúde da mulher. Ela destacou que a procura pelos serviços de saúde no município de Cacimbas é feita em sua maioria pelas mulheres. Enfatizou também sobre a importância da saúde preventiva. “Aproveito a oportunidade para lembrar que já começou a campanha de vacinação contra o vírus HPV”, destacou Andréia.

Após as palestras, mulheres, e homens que também estavam presentes, seguiram em marcha até o centro do distrito. Durante o percurso foram feitas duas paradas para homenagear algumas mulheres que se destacaram no cenário da política, educação e no espaço comunitário do município.

Chegando a uma praça pública, foi feita uma benção ecumênica ministrada pelo padre João Saturnino e pela missionária evangélica Marinalva Ferreira, da comunidade Serra Feia. “Nós mulheres estamos obtendo forças, hoje existe mais espaços pra gente falar, se expressar. Estou aqui representando a minha comunidade quilombola que é Serra Feia e estou também como uma missionária que tem trabalhado nas comunidades, acompanhando as famílias”, afirmou Marinalva.

Após a benção, deu-se continuidade ao sorteio de brindes que aconteceu durante todo o evento. Mais de 100 mulheres foram presenteadas. As comemorações encerraram em ritmo de animação com a apresentação da banda Pegadão do Forró.

A realização da 2ª Marcha pela Vida e Autonomia das Mulheres, foi um momento de expressar a luta por direitos igualitários, exigir respeito, e também de comemorar e afirmar o papel das mulheres nos dias atuais. O evento teve a parceria da Ação Social Diocesana de Patos, Centro de Educação Popular e Formação Social, Cáritas, Prefeitura Municipal de Cacimbas, e do comércio local.

“Superou nossas expectativas, houve uma boa participação das comunidades. Um evento como este motiva e provoca as mulheres a se verem como mulheres capazes.” Comentou Ana Paula Medeiros, integrante da comissão organizadora.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »