DOE AGORA

Notícias

Comunidades trocam experiências em Oficina sobre Gestão de Fundos Rotativos Solidários

IMG_20190226_144150919

No dia 21 de março de 2019, com intuito de fortalecer a dinâmica dos Fundos Rotativos Solidários, de comunidades rurais dos municípios de Cacimbas, Teixeira e Maturéia, o Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS reuniu lideranças comunitárias, agricultores e agricultoras em uma oficina sobre Gestão dos FRS. A atividade foi realizada na comunidade de Riacho das Moças, município de Maturéia, Paraíba.

Foi um momento importante para proporcionar a troca de saberes entre os Fundos Rotativos Solidários das comunidades, despertar os presentes para o ingresso na dinâmica e contribuir para o fortalecimento da gestão dos fundos (planejamento de prioridades, gerenciamento de recursos, formação de comissão gestora e utilização de regimento interno).

Durante a oficina foi realizada uma roda de conversa, momento rico onde os (as) participantes trocaram experiências e tiraram algumas dúvidas relacionadas à gestão.

Através dos relatos das experiências, evidenciou-se na prática, que a organização e a gestão coletiva e democrática dos recursos, vão formulando novas vivências e empoderando as pessoas e grupos.

A capacitação foi uma das ações do projeto Horta Orgânica com Economia de Água que é executado pelo CEPFS e tem o apoio do Movimento Coletivo em parceira com a ponteAponte. A ponteAponte é uma empresa social focada no desenvolvimento sustentável.

“Em cada oficina o nosso aprendizado aumenta ainda mais, mesmo quando a temática é a mesma. Também é uma oportunidade de conhecer as experiências dos Fundos Rotativos Solidários de outras comunidades.” Destacou o agricultor Claudemi Soares, da comunidade Monteiro, Cacimbas – PB.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »