DOE AGORA

Notícias

Com o tema “uma imagem vale mais que mil palavras” CEPFS realiza oficina de comunicação popular

IMG_4344


No último sábado (16), o Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS realizou uma Oficina de Comunicação Popular com a participação de jovens de comunidades rurais dos municípios de Teixeira, Matureia e Imaculada, que estão sendo beneficiadas pelo projeto Sertão Agroecológico e Solidário.

O objetivo da atividade foi despertar o olhar do jovem para os potenciais locais e promover o seu protagonismo na comunidade a partir dos aprendizados.

Na oportunidade os jovens apresentaram um resumo das experiências dos Fundos Rotativos Solidários de suas comunidades que estão sendo sistematizadas durante a execução do projeto Sertão Agroecológico e Solidário.

Após as apresentações foi realizada uma mini oficina de fotografia onde na parte teórica foram repassadas dicas de como capturar boas fotos. Durante a parte prática os participantes foram divididos em grupos para fotografar a partir dos temas: Acesso a Água para o Consumo Humano, Produção de Alimentos Saudáveis no Arredor de Casa, Fundo Rotativo Solidário e Criação Animal. O cenário da área foi bastante propício para o momento.

Ao final da atividade foi reforçado o compromisso com os jovens para continuar acompanhando e sistematizando (através de textos e fotos) os resultados do projeto Sertão Agroecológico e Solidário nas comunidades.  As sistematizações resultarão na produção de boletins informativos.

Executado pelo CEPFS em parceria com o Instituto Federal da Paraíba, Campus de Princesa Isabel, e as centrais e uniões das associações dos municípios beneficiados, o projeto tem o apoio da Misereor.

“Gostei da oficina porque adquiri novas experiências relacionadas à fotografia e também porque fiquei conhecendo a história dos Fundos Rotativos Solidários de cada comunidade, como a experiência teve início, e como está caminhando atualmente”.  Destacou o jovem Gustavo, da comunidade Catolé da Pista, Teixera – PB.

 

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »