DOE AGORA

Notícias

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DO ODM

3.ª EDIÇÃO DO PRÊMIO ODM BRASIL PREMIA INICIATIVAS PELOS ODM

Muitos países do mundo não vão atingir as metas do milênio estabelecidas em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem cumpridas até 2015, mas o Brasil não só cumprirá os oito objetivos propostos como deverá superar vários deles, afirmou o presidente Lula durante a solenidade de premiação da 3ª edição do Prêmio Objetivos do Milênio (ODM) Brasil, realizada nesta quarta-feira (24/3), em Brasília. A solenidade premiou as 20 iniciativas premiadas das 1.477 inscritas na terceira edição do Prêmio, realizada em 2009.

Entre as razões do sucesso brasileiro na empreitada, o presidente apontou o momento mágico que o Brasil vive na relação entre sociedade e Estado, “porque as pessoas começaram a acreditar que alguma coisa nova está acontecendo no País. E essa coisa nova é apenas o fato de que o estado brasileiro e o governo passaram a acreditar que a sociedade tem um papel extraordinário para cumprir”, afirmou Lula.

“A gente poderia pegar o Banco do Brasil como exemplo, a Caixa Econômica Federal (CEF), o BNDES, várias instituições públicas de peso, que há algum tempo atrás agiam como se não tivessem nenhum compromisso além daquilo que estava estabelecido na normatização da sua existência. Não tinham uma relação de acreditar no Brasil, de facilitar as coisas, de permitir que as coisas fluíssem com facilidade”. Em seu discurso, Lula defendeu o papel das prefeituras na solução dos principais problemas brasileiros.

>> ASSISTA AQUI a um trecho do discurso de Lula na Solenidade de Premiação da 3.ª edição do Prêmio ODM Brasil (fonte: Palácio do Planalto)

Exemplo para o mundo
Também discursaram na solenidade o Ministro-chefe da Secretaria-geral da Presidência da Republica, Luiz Dulci; o Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo; o representante-residente interino do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Eduardo Gutierrez e o Secretário do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Rodrigo Rocha Loures.

Dulci afirmou que cooperação e parceria são palavras-chave para os avanços nos ODM. “Temos a cooperação entre estado e sociedade e também a parceria com empresas como Caixa, Petrobras e Banco do Brasil”, salientou. Dulci também lembrou e enalteceu o trabalho de cerca de 20 milhões de voluntários brasileiros e disse que o trabalho voluntário, assim como o alcance dos ODM, transcende disputas políticas e que o Prêmio ODM Brasil dá visibilidade a este esforço.

Gutierrez falou com entusiasmo do momento brasileiro e afirmou que o ‘Brasil é o país do futuro e o futuro é agora”. Rocha Loures destacou a grande mobilização ocorrida no país em prol dos ODM, que serve de exemplo para o mundo. “Quando os governos, independentemente de cores partidárias, juntam-se à comunidade empresarial, representantes de ONGs, sindicatos de trabalhadores e a milhares de redes sociais de voluntários em torno de uma agenda comum, acontece este milagre”, disse Rocha Loures. “Podemos não ser o maior PIB, mas disputamos espaço para ser uma nação onde existe o bem-estar para todos. Vamos ter o primeiro lugar em bem-estar, coesão social e inovação”, afirmou.

Acompanhamento
A solenidade também marcou o lançamento do 4.º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e a expansão estadual do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Horas antes da solenidade, cerca de 150 representantes dos grupos que compõem os movimentos em 26 estados e no Distrito Federal e das iniciativas premiadas se reuniram para tratar das próximas ações do Movimento. De 15 de abril a 10 de junho, em todos os estados e Distrito Federal, será realizado o 3.º Ciclo de Seminários Estaduais de Acompanhamento dos ODM.

O ciclo terá um dia de atividades em cada estado. Estão previstas, pela manhã, reuniões com representantes de governos e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), autor dos relatórios de acompanhamento. A tarde é livre para a agenda de cada movimento estadual.

Nos eventos, também foi anunciada a participação do Brasil e a apresentação dos avanços brasileiros no alcance dos ODM na Cúpula das Nações Unidas ODM +10, a ser realizada em setembro, em Nova Iorque (Estados Unidos). Também foi assinado um memorando de entendimento entre a Secretaria-geral da Presidência da República, Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, PNUD, Caixa Econômica Federal, Petrobras e Banco do Brasil. O documento formaliza a parceria das instituições em ações pelos ODM.

(Fonte: Blog do Planalto e Sistema Fiep)

Foto: Lula e o indígena Antônio de Albuquerque, representante da prática premiada ‘Encauchados de Vegetais da Amazônia‘.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »