DOE AGORA

Notícias

CEPFS vence prêmio ANA pela segunda vez

ana

Na noite da última quarta-feira, 6 de dezembro, em Brasília, José Dias Campos, coordenador executivo do Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS e a agricultora Adriana Alves, participaram  da cerimônia de entrega do Prêmio ANA 2017, a maior premiação do Brasil sobre o tema água. O CEPFS foi vencedor da categoria Sociedade Civil com a experiência Horta Orgânica com Economia de Água e já acumula dois troféus prêmio ANA.

Os vencedores de nove categorias foram agraciados com o Troféu Prêmio ANA, uma obra feita exclusivamente para a premiação da Agência Nacional de Águas, e com uma viagem para participar do 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Brasília de 18 a 23 de março de 2018.

A premiação reconhece iniciativas que contribuem para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos no Brasil, promovendo o combate à poluição e ao desperdício. O Prêmio ANA também dá destaque a trabalhos que apontem caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para os brasileiros.

Entrevista

José Dias Campos, coordenador executivo do CEPFS

Transformando o Sertão – Qual a importância deste reconhecimento?

José Dias – É sem dúvidas, um reconhecimento importantíssimo, de um órgão governamental de grande credibilidade que é a Agencia Nacional de Águas – ANA. Esse reconhecimento deve motivar não só as famílias que já foram beneficiadas com a iniciativa de Hortas Orgânicas com Economia de Água, mas também, aquelas que ainda não foram, pois o prêmio reconhece como uma alternativa viável para a produção de alimentos saudáveis em regiões semiáridas e a geração de renda a partir da venda do excedente da produção, com uso de pouca água.

Transformando o Sertão – Quais os benefícios desta modalidade de horta quanto a economia de água?

José Dias – A experiência testada, inicialmente, demonstrou uma economia significativa de água, em torno de 80% em relação aos canteiros tradicionais. A medida em que foram colocadas tela de sombrite de 50% de sombreamento, essa economia aumentou ainda mais, podendo chegar até 90% de economia de água comparando aos canteiros convencionais.

 Transformando o Sertão – A quem o CEPFS dedica esta conquista?

José Dias – Dedicamos este prêmio aos agricultores e agricultoras de base familiar que vem desenvolvendo iniciativas no âmbito da convivência com a realidade do clima semiárido. São eles e elas os atores principais dessa importante luta de resistência para se manterem morando e vivendo dignamente em uma região com muitas fragilidades, em decorrência das constantes estiagens prolongadas, ocasionadas pelas mudanças climáticas. Também dedicamos o prêmio ao Irmão Redentorista Urbano, que com sua oficina denominada de Utopia e por meio do PATAC, implantou as primeiras sementes da experiência de canteiros econômicos na região do Agreste e compartimento da Borborema. Dedicamos ainda a toda a equipe: aqueles que ainda estão no CEPFS e aqueles que já passaram e deram suas contribuições para o desenvolvimento das experiências. Claro, não poderíamos deixar de reconhecer também, o papel dos nossos parceiros que permitiram condições financeiras para que pudéssemos apoiar o desenvolvimento das experiências junto às famílias.

Transformando o Sertão – Quais aprendizados este reconhecimento traz para a instituição?

Nesta luta há muitos aprendizados fruto do processo de promoção dos saberes locais, somados com o suporte de acompanhamento técnico que possibilitou, inclusive, inovações importantes na experiência. A todos engajados nessa luta, nossos sinceros agradecimentos, e, nossos parabéns por serem reconhecidos!

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »