DOE AGORA

Notícias

CEPFS reúne agricultores e agricultoras em oficina sobre produção agroecológica

Foto: Renalle Bencio

Afim de ampliar os conhecimentos das famílias beneficiadas pelo Projeto Agroecologia Gerando Renda e Promovendo Cidadania na Serra de Teixeira, o Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS realizou em 15 de agosto, uma oficina sobre produção agroecológica.


No início da atividade houve um diálogo sobre o surgimento da agricultura, o processo de mecanização e o uso dos agrotóxicos. Para reforçar o diálogo foi exibido o vídeo “agrotóxico uma agricultura da morte”, após a exibição do vídeo foi feito um debate.

Nas reflexões os agricultores relataram situações semelhantes as que foram apresentadas no vídeo, de pessoas que tiveram a saúde e a vida comprometida pelo uso dos agrotóxicos na plantação de alimentos.

O agricultor Raimundo Arruda, destacou que o assunto tratado no vídeo não é uma realidade distante, “não precisamos ir tão longe, no município de Teixeira muitos agricultores que trabalharam nos plantios, e que hoje sofrem as consequências deixadas pelo uso dos agrotóxicos. É preciso abrir os olhos, vamos trabalhar com a produção orgânica, assim teremos uma vida mais saudável!” Enfatizou.

Após dialogarem sobre os diversos tipos de ameaças à agricultura familiar, a exemplo do agronegócio e práticas equivocadas de manejo dos recursos naturais, foi enfatizado sobre os princípios e práticas da agricultura agroecológica com ênfase para produção de alimentos de forma sustentável.

Sobre proposta de comunicação trabalhada no projeto Agroecologia Gerando Renda e Promovendo Cidadania na Serra de Teixeira, foi esclarecido que a mesma prioriza a participação dos jovens nas oficinas de comunicação para que possam enxergar e comunicar as belezas e potencialidades das comunidades e da região, portanto, necessitam ampliar os conhecimento para produzirem materiais de comunicação.

Ao final da atividade foi feito o lançamento do boletim “cultivando sonhos” que conta a história de Alex Francisco “um agricultor que ama a sua terra”. A leitura do boletim foi feita pela jovem Miriely Batista, esposa de Alex.

Para o agricultor Junior da comunidade São Francisco, município de Teixeira, as escolas têm um papel fundamental, sobretudo, no desenvolvimento de um trabalho, através da educação contextualizada que considere a realidade local “os materiais didáticos distribuídos nas escolas, não colaboram para valorização da nossa região, não mostram aspectos locais, como a vegetação daqui, as frutas, os animais. Geralmente, falam de coisas de uma região diferente da nossa.”

A oficina sobre produção agroecológica foi um momento riquíssimo de interação entre participantes, troca de experiência e muita animação.

O projeto Agroecologia Gerando Renda e Promovendo Cidadania na Serra de Teixeira, executado nos municípios de Teixeira, Cacimbas e Maturéia, é patrocinado pela Petrobrás, através do Programa Petrobrás Socioambiental.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »