DOE AGORA

Notícias

CEPFS reúne agricultores de Imaculada, Matureia e Teixeira para capacitação em SISMA

Jéssica Freitas

Comunicadora Popular CEPFS/ASA

SISMA – Comunidade Riacho Verde, Teixeira-PB

O Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS) realizou nos dias 28, 29 e 30 de maio, na comunidade Riacho Verde, em Teixeira-PB, uma capacitação em Sistema Simplificado de Manejo de Água (SISMA). A formação reuniu agricultores e agricultoras dos municípios de Imaculada, Matureia e Teixeira, que conquistaram implementações do Programa Uma Terra e Duas Águas-P1+2.

A agricultora Maria Madalena Lira (Nina), da comunidade Poços de Baixo, em Teixeira-PB, participou da capacitação. Ela conta que está empolgada para receber a cisterna, e junto com ela, o canteiro, onde poderá cultivar hortaliças de forma totalmente sustentável.

“Aprendi muitas coisas, como: preparar a terra para os canteiros, sem veneno e plantar as verduras. Eu gostei muito e vou fazer lá em casa desse jeito, tenho o projeto de fazer mais canteiros, já tenho em casa: cidreira, capim santo, hortelã, também tenho coentro. E meu marido já trabalhou em plantios, agora vamos plantar em casa coisas naturais”, relata.

Durante o SISMA, os agricultores compartilham experiências e recebem informações sobre o manejo sustentável das águas. Uma das principais orientações é a utilização de defensivos naturais, que evitam contaminações, preservam a fauna e os mananciais de águas, além de aumentar a resistências das plantas.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »