DOE AGORA

Notícias

CEPFS REALIZA SEMINÁRIO REGIONAL DO PROJETO CONVIVÊNCIA COM A REALIDADE SEMIÁRIDA, APOIADO PELA FUNDAÇÃO INTER-AMERICANA – IAF

O CEPFS realizou no período de 01 a 02 de setembro um Seminário Regional do Projeto Convivência com a Realidade Semiárida, apoiado pela Fundação Inter-Americana – IAF. O evento foi realizado em sua Área Experimental na comunidade Riacho das Moças, município de Matureia – PB e, contou com 43 participantes, dentre os quais, 22 mulheres, representando famílias de agricultores/as das comunidades de Cipó, Monteiro, São Sebastião e São Gonçalo(Cacimbas); Catolé dos Machados, Catolé da Pista, Riacho Verde, Coronel, Serra Verde, São José de Belém, Boa Vista e Santo Agostinho(Teixeira); além de representantes das entidades parceiras CAMEC(Central das Associações Comunitárias de Cacimbas), UNACT(União das Associações Comunitárias de Teixeira) e NEPA(Núcleo de Extensão e Pesquisa em Agroecologia da UFCG).

Além de dar Continuidade ao processo de formação e mobilização das famílias; apresentar, analisar e discutir a síntese do diagnóstico das unidades produtivas familiares;o seminário teve como objetivo definir as 08 primeiras famílias a serem beneficiadas com as ações práticas do projeto e planejar ações futuras.

Avalia-se que foi uma atividade bastante importante para o contexto do projeto, pois, proporcionou um momento interativo entre a equipe do CEPFS, colaboradores, comunidades e famílias. Serviu, também, para definir, de forma coletiva, metas e estratégias com vistas à planificação e execução do projeto. Para o CEPFS, esse foi um momento importante e estratégico, sobretudo, porque permitiu socializar e discutir os resultados do diagnóstico, enquanto instrumento pedagógico de formação, mobilização e definição de prioridades, com foco no seu público alvo.

A definição de data para uma reunião onde será construídos os projetos técnicos, de forma participativa, com às 08 famílias selecionadas para essa primeira etapa e um calendário de atividades educativas, foram os principais encaminhamentos do seminário.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »