DOE AGORA

Notícias

CEPFS realiza oficina sobre gestão dos Fundos Rotativos Solidários

 

2Na última sexta feira, 17 de março de 2017, com a participação de lideranças, membros de comissões comunitárias dos Fundos Rotativos Solidários, integrantes da equipe técnica do CEPFS, além de agricultores e agricultoras, o Centro de Educação Popular e FormaçãoSocial – CEPFS realizou em sua Área Experimental, uma oficina sobre Gestão dos Fundos Rotativos Solidários.

A atividade teve como objetivo qualificar o processo de gestão dos Fundos Rotativos Solidários, a partir da identificação das  potencialidades e reflexão sobre os desafios existentes.  Entre as temáticas abordadas merecem destaque a prestação de contas e as formas de transparência exercitadas pelos FRS. As discussões originaram-se a partir das experiências dos Fundos Rotativos, dos resultados do diagnóstico realizado pelo projeto Sertão Agroecológico e Solidário (financiado pela Misereor) e da sistematização anual dos FRS.

A realização de prestação de contas mensal, reuniões especificas com as famílias que fazem parte dos FRS e a definição de um planejamento, foram algumas das iniciativas destacadas pelos participantes que podem favorecer a transparência e qualificar a gestão.

O segundo módulo da oficina será realizado no mês de abril com o objetivo de construir ferramentas que contribuam para que os Fundos Rotativos possam pôr em prática um processo de gestão mais qualificado e transparente.

Na oportunidade, também foi feita a escolha das comunidades a serem beneficiadas com 03 cisternas destinadas ao armazenamento de água para o consumo humano, que serão financiadas pelo CEPFS em parceria com a fábrica de calçados Cas Plus Water.

A atividade foi realizada através do projeto Sertão Agroecológico e Solidário, financiado pela Misereor, em parceria com o projeto Sertão Ecológico e Solidário que tem o apoio financeiro do Fundo Socioambiental da Caixa.

 

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »