DOE AGORA

Notícias

CEPFS realiza Encontro Territorial do Médio Sertão em sua área experimental



Jéssica Freitas 
Comunicadora Popular/CEPFS



O Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS), através do Projeto Agroecologia: Gerando Renda e Promovendo Cidadania na Serra do Teixeira e do Programa Sementes do Semiárido, realizou nos dias 29 e 30 de abril, em sua área experimental, no Riacho das Moças em Matureia, Encontro Territorial do Médio Sertão. O Encontro reuniu lideranças comunitárias e representantes dos municípios de Matureia, Teixeira, Cacimbas, Princesa Isabel, Taperoá, Santana dos Garrotes e São José do Sabugi.


Durante o encontro, foram debatidos e retirados encaminhamentos para o cumprimento das etapas dos projetos e programas pelos quais os municípios foram beneficiados. De acordo com o coordenador do projeto Sementes do Semiárido, Aldair Gomes, o objetivo do encontro foi promover espaços para que agricultores e agricultoras possam partilhar suas experiências com a dinâmicas dos programas.

Marcos Sales, que atua como agente educador no programa apresentou os desafios e as perspectivas para a execução. “Uma das dificuldades é que a tecnologia é destinada ao grupo e não de forma individual. É um projeto piloto, e portanto será um exemplo para os próximos que virão”, comentou.

As lideranças demonstraram grande interesse em trabalhar a dinâmica dos bancos de sementes, como forma de fortalecer e preservar as sementes crioulas em suas comunidades. “É de todos, mas é preciso ter uma organização para que as decisões e responsabilidades não fiquem somente com o presidente. Todos devem ter já uma certa experiência, para que o trabalho seja feito em conjunto. Temos que ter compromisso, fazer oficinas para quem está começando agora”, disse o agricultor Solon Arruda, da comunidade Riacho Verde, Teixeira.

A agente educadora Claliane dos Santos, realizou também a apresentação do projeto Agroecologia: Gerando renda e promovendo cidadania na Serra do Teixeira. O projeto está sendo executado nos municípios de Matureia, Cacimbas e Teixeira, beneficiando agricultoras e agricultoras com tecnologias sociais como o sistema de boia para lavagem do telhado, campos de palma e galinheiros.

Mística de Abertura
Trabalhos em grupo

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »