DOE AGORA

Notícias

CEPFS REALIZA ENCONTRO FINAL DE AVALIAÇÃO DE PROJETO APOIADO PELA EMBAIXADA DA FINLÂNDIA


O CEPFS realizou no último dia 28 de abril, na sede da associação comunitária da comunidade Riacho Verde , no município de Teixeira – PB, um encontro de avaliação final do projeto: Convivência com a Realidade Semiárida, Promovendo o Acesso a Água, Solidariedade e Cidadania, apoiado pelo Fundo Finlandês de Cooperação Local da Embaixada da Finlândia. Além de avaliar as ações desenvolvidas com o saldo do projeto (construção de 04 cisternas com sistemas de boia para lavagem do telhado e bomba d’água trampolim, 01 cisterna comum e 01 sistema de boia e 01 bomba trampolim para uma família que já tinha cisterna), o encontro provocou reflexões sobre a importância da cisterna na vida das famílias, comparando-a com uma pedra preciosa, com uma jóia rara. “Se a cisterna é importante para a família, então deve ser cuidada com carinho, com zelo”. O objetivo do projeto é promover o acesso a água de qualidade, para o consumo humano, solidariedade e cidadania, através da dinâmica dos Fundos Rotativos Solidários e das ferramentas que estão sendo disponibilizadas para as famílias (sistema de boia e bomba trampolim). Assim sendo, é de fundamental importância que as famílias zelem bem suas cisternas, usem bem as ferramentas que estão sendo disponibilizadas para melhorar a potabilidade da água de modo que, realmente, possam ter água de qualidade para o consumo humano e maior durabilidade de suas cisternas. Por ocasião do encontro foi feita uma visita as cisternas da família de Solon Arruda para que os participantes pudessem identificar possíveis fragilidades no processo de zelo que pudessem ser refletidas no sentido de melhorar o processo de manejo da água de chuva para ao consumo humano através das ferramentas e orientações dadas. Foi um evento participativo e, segundo os participantes, serviu para despertar muitos elementos importantes em relação ao zelo que as famílias precisam ter com as cisternas para ter água de qualidade para o consumo humano que, se reverterá na melhoria da saúde e qualidade de vida no semiárido.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »