DOE AGORA

Notícias

Cepfs realiza diagnósticos através do Projeto Hortas Orgânicas com Economia de Água

IMG_3355

Após definição das comunidades e famílias a serem beneficiadas pelo projeto Hortas Orgânicas com Economia de Água, o Centro de Educação Popular Formação Social-CEPFS deu início a realização dos diagnósticos dos agroecossistemas das unidades produtivas das famílias.

O Diagnóstico é  uma ferramenta composta pela linha do tempo, com informações acerca da vida da família, travessia para construção do mapa da propriedade, o fluxo de produtos e insumos que a família produz, doa, vende ou compra dentro do seu agroecossistema a fim de identificar as potencialidades dos beneficiários (as).

Pelo projeto serão construídas 30 Hortas Orgânicas com Economia de Água, em comunidades rurais do município de Cacimbas, Teixeira e Matureia. A intenção é beneficiar famílias agricultoras que tenham potencial para a produção orgânica.

O projeto foi um dos seis selecionados no edital Alimentação + Nutrição do Movimento Coletivo, em parceria com a Ponte a Ponte.

“Este projeto chegou na hora certa porque no momento se fosse para construir as hortas com recursos próprios, eu não tinha condições. Nossa intenção é plantar para consumirmos alimentos saudáveis, mas, se houver excedente da produção iremos vender”.  Lêla Dantas, sítio Duvidoso, Matureia – PB.

 

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »