DOE AGORA

Notícias

CEPFS realiza capacitação de pedreiros para construção de Hortas com Economia de Água

1 foto materia

De 05 a 07 de dezembro, na propriedade da agricultora Edileide Fernandes, comunidade Catolé da Pista, Teixeira (PB), o Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS realizou uma capacitação de pedreiros para construção de hortas com economia de água.

A atividade contou com a participação de pessoas de comunidades rurais dos municípios de Cacimbas, Teixeira e Maturéia. O objetivo foi ampliar o número de pedreiros aptos a construir hortas na modalidade de economia de água.

A formação foi composta por um momento teórico, onde os pedreiros receberam uma apostila informativa com o passo a passo da construção das hortas, e um momento prático, oportunidade em que os pedreiros iniciantes construíram a horta juntamente com os pedreiros mais experientes.

A horta com economia de água é composta por três canteiros econômicos e uma estrutura cercada utilizando postes de concreto e tela, a cobertura é feita com sombrite.

A capacitação foi uma das ações do projeto Horta Orgânica com Economia de Água que é executado pelo Cepfs e tem o apoio do Movimento Coletivo em parceira com a Ponte a Ponte. A Ponte a Ponte é uma empresa social focada no desenvolvimento sustentável.

“Esta capacitação foi muito proveitosa, aprendi a fazer a horta! A minha família será beneficiada com uma, e eu quem irei construir. Além do conhecimento adquirido é uma oportunidade de ganhar um dinheirinho”. Vaneir Batista, comunidade de Santo Agostinho, Teixeira – PB.

 

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »