DOE AGORA

Notícias

CEPFS REALIZA ATIVIDADES SOCIAIS COM RECURSOS OBTIDOS ATRAVÉS DO PRÊMIO ODAIR FIRMINO DE SOLIDARIEDADE

O Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS, no ano de 2010 conquistou o segundo lugar do prêmio Odair Firmino de Solidariedade, desenvolvido pela Cáritas Nacional, com o projeto Convivência com a Realidade Semiárida, promovendo o Acesso a Água, Solidariedade e Cidadania. O valor do prêmio R$ 5.000,00(cinco mil reais), esse recurso só foi repassado para o CEPFS no final do ano de 2011. Com esse recurso a entidade realizou dois encontros de capacitação sobre a dinâmica dos Fundos Rotativos Solidários e, recentemente, construiu, em parceria com o Fundo Rotativo Solidário da comunidade Riacho Verde, 02 cisternas com sistema de boia para lavagem do telhado e bomba d’água trampolim. As famílias beneficiadas destacam alguns elementos, importantes, em relação à melhoria da qualidade de vida proporcionada pela construção das cisternas:

Jacilene Alves da Silva destaca que algumas plantas que tem no quintal de casa já estavam morrendo em decorrência da falta de água por conta da grande seca que se abate sobre a região. Com a chegada da cisterna, embora não tenha chovido suficiente para captar água, com as economias da família tem sido possível comprar água, através de carros-pipa e colocar na cisterna. Isso vem permitindo o abastecimento humano e também socorrer algumas plantas no quintal através da irrigação por meio de garrafas pet. “Agora eu tenho um lugar para colocar água e isso mudou muito a minha vida”, destaca Jacilene Alves da Silva “Antes dessa cisterna que consegui, através de prêmio que o CEPFS conquistou, eu ia pegar água em um poço amazonas na propriedade do Sr. Solon Arruda, liderança da nossa comunidade”. “O poço não é longe, mas, agora com a cisterna eu tenho água na minha porta”. “Com isso  economizo bastante tempo que é usado em outras necessidades da minha vida e da minha família”. “A cisterna foi uma benção”. Marlene Ramos Soaresdiz que a cisterna mudou muita coisa em sua vida. Ela destaca que a principal mudança é que irá permitir a realização de um sonho: desenvolver atividades na pequena terrinha que comprou. “Moro na cidade, mas, meu sonho é voltar para a zona rural, por isso comprei um pequeno pedacinho de terra”. “Mas, sem a cisterna não era possível ficar, sequer, no final de semana no sítio porque não tinha água para beber, preparar os alimentos, etc.”. Agora já tenho água. Não foi captada da chuva porque este ano estamos vivendo uma grande seca na região.  “Agora estou feliz porque já tenho um lugar na porta de casa para armazenar água, seja da chuva ou comprada”. “Depois que concluímos a construção da cisterna comprei um carro-pipa d’água e agora já posso dizer que tenho água, na porta de casa, para o consumo humano, mas, também para regar algumas plantas que plantei ao redor de casa para melhorar o clima”. 

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »