DOE AGORA

Notícias

CEPFS promove intercâmbio entre Jovens da Paraíba e Pernambuco

20181130_142402

De 30 de novembro a 01 de dezembro, o Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS realizou uma Visita de Intercâmbio Regional, na cidade de Triunfo, Pernambuco.

A atividade contou com a participação de jovens de comunidades rurais dos municípios de Teixeira, Matureia e Imaculada (Paraíba) e jovens de Triunfo (Pernambuco), que são acompanhados pela ADESSU Baixa Verde.

A programação teve início com a participação de alguns jovens visitantes no programa de rádio “Em Sintonia com Meus Direitos” que é apresentado pela comunicadora popular Jéssica Freitas, a jovem Rafaela Marques e o pequeno Márcio Vinicius.

Após o programa, os participantes do intercâmbio dirigiram-se para a sede da ADESSU, onde foi realizada uma roda de conversa. Na oportunidade Jéssica Freitas falou sobre o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens que são acompanhados pela ADESSU, a partir de então houve a troca de experiências entre visitantes e visitados que relataram vivências e práticas realizadas em suas comunidades no âmbito da comunicação e da agroecologia.

Após o momento de diálogo os jovens participaram de uma mini oficina de rádio, onde foram divididos em grupos com a finalidade de produzir e apresentar um programa de rádio. Mesmo orientados por um roteiro ficou a critério de cada grupo, criar o seu próprio programa, o que permitiu a cada um usar a criatividade e dinamizar durante as apresentações. Foi um momento de aprendizado e descontração que possibilitou aos jovens terem idéias de como produzir e apresentar um programa de rádio com seriedade e criatividade.

Visita a alguns pontos turísticos da cidade também fizeram parte da programação do intercâmbio. O Engenho São Pedro, o parque aquático Águas Parques e a Casa do Papai Noel foram alguns pontos visitados.

O intercâmbio Regional foi uma das atividades do projeto Sertão Agroecológico e Solidário, que é executado pelo CEPFS com apoio da Misereor. O objetivo foi trocar experiências e conhecimentos entre os jovens, gerando olhares e práticas para uma melhor convivência com o semiárido e permanência da juventude no campo, tendo a comunicação popular como elemento motivador.

No ano 2014 fui convidado pelo CEPFS para participar de oficinas de comunicação junto a outros jovens, foi a partir daí que aprendi a fotografar, produzir banners, boletins e outros meio informativos. Este intercâmbio em Triunfo me fez refletir ainda mais sobre a importância dos meios de comunicação para divulgação das boas experiências.  Foi impactante, pois pude vivenciar novas formas de comunicação e como elaborar um programa de rádio. A partir da experiência vivenciada poderei aplicá-la na minha comunidade rural junto aos jovens do grupo Juventude Ativa que coordeno. José Roberto, comunidade São Francisco, Teixeira.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »