DOE AGORA

Notícias

CEPFS inicia projeto “Conviver no Semiárido com a Semente da Paixão”

Jéssica Freitas 
Comunicadora Popular/CEPFS

Encontro Municipal (Monteiro-Cacimbas)



O Centro de Educação Popular e Formação Social-CEPFS iniciou a execução do projeto “Conviver no Semiárido com a Semente da Paixão”, financiado pela Fundação Banco do Brasil-FBB. O projeto visa fortalecer e ampliar o sistema produtivo da agricultura familiar através do resgate, multiplicação e preservação das sementes de variedades locais. Serão contemplados os municípios de Cacimbas e Teixeira, na Paraíba.


Na primeira etapa, o CEPFS promoveu encontros municipais que foram sediados nas comunidades Riacho Verde (Teixeira) e Monteiro (Cacimbas), para a apresentação e início das mobilizações das comunidades interessadas na tecnologia do Banco de Sementes.

Os encontros foram seguidos de reuniões de sensibilização junto as comunidades de cada município onde serão implantadas ou reaplicadas estruturas da Tecnologia Social Banco de Sementes Comunitários. Em Teixeira, foram promovidas reuniões nas comunidades São Francisco (11/04) e Assentamento Poços de Baixo (12/04).

Ao longo do projeto, ainda estão previstos: Mais 10 reuniões comunitárias, 02 encontros regionais, 03 visitas de intercâmbio regional, 02 visitas de intercâmbio interestadual, 03 oficinas de silos e 1 encontro de avaliação e Planejamento.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »