DOE AGORA

Notícias

CEPFS inicia Atividades do Projeto Sertão Ecológico e Solidário nos Municípios de Teixeira e Cacimbas


Renalle Benício
Comunicadora Popular CEPFS/ASA
O Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS) iniciou as atividades de execução do Projeto Sertão Ecológico e Solidário, nos municípios de Teixeira e Cacimbas onde será implantado. Foram realizadas duas reuniões, a primeira aconteceu na comunidade Riacho Verde (Teixeira), lá estavam presentes lideranças comunitárias que participam da União das Associações Comunitárias de Teixeira (UNACT), a segunda foi realizada na comunidade Monteiro (Cacimbas) e contou com a presença de lideranças das associações que compõe a Central das Associações Comunitárias do Município de Cacimbas e Região (CAMEC).
O Projeto objetiva promover educação ambiental. Apoiará 15 famílias de agricultoras e agricultores experimentadores com a implantação de hortas com economia de água. Pretende também implantar kits de lixeira para a coleta seletiva de lixo em 10 sedes de associações comunitárias e capacitar 180 famílias sobre uso sustentável dos recursos naturais ao redor de casa, com enfoque para o tratamento adequado do lixo doméstico, constituição de pomares, cultivo de plantas medicinais e ornamentais.
E apoiado pela BrazilFoundation que anualmente lança editais para seleção de projetos, neste último edital o CEPFS participou da concorrência e foi vencedor da categoria desenvolvimento local.

 “um dos pontos positivos é que o espaço utilizado pelas famílias para depositar o lixo a partir da implantação do projeto será aproveitado para outra finalidade”.
Francisca Barbosa
Presidente da Associação de Coronel – Teixeira

Entrevista
Aurilene Venâncio
Coordenadora do Projeto
Dedo de Prosa – Como surgiu a idéia do Projeto Sertão Ecológico e Solidário?
Aurilene – A partir de visitas as comunidades, onde foram identificadas que as famílias ali residentes não tinham a preocupação de dar um destino ao lixo domestico, deixando bem a vista ao redor das residências.
Dedo de Prosa – Quais benefícios podem ser gerados na família e na comunidade a partir da implantação do projeto?
Aurilene – os benefícios são vários, destacamos o destino correto do lixo doméstico, a utilização desse lixo como recurso natural (adubo orgânico), a geração de renda e o resgate de plantas medicinais e ornamentais.
Dedo de Prosa – O Projeto Sertão Ecológico e Solidário buscará integrar o saber técnico com o saber popular, qual a importância de somar estes saberes?
Aurilene –
Teoricamente “não existe o saber técnico sem o popular”. Portanto vemos como é importante somar os saberes e valorizar sobre tudo o conhecimento popular.
Dedo de Prosa – Quais os desafios em se tratando do destino final do lixo?
Aurilene – Como você se “refere destino final do lixo” esse será de fato o maior desafio, isso em se tratando da parte que não será possível ser reutilizada pelas famílias. Eu acredito que a partir do momento da realização das atividades surgirão sugestões dos participantes que possam colaborar para a solução desse problema.
Dedo de Prosa – Quais estratégias a entidade pretende desenvolver para viabilizar o sucesso do projeto?
Aurilene – Formação e sensibilização das famílias onde o projeto será implantado, implantação de kit´s coletores de lixo nas associações comunitárias, aproveitamento dos recursos naturais ao redor de casa e realização de oficinas para aproveitamento do lixo.



Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »