DOE AGORA

Notícias

CEPFS E UNACT ESTIMULAM DIÁLOGO DAS LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS, AGRICULTORAS E AGRICULTORES DE BASE FAMILIAR COM OS CANDIDATOS(AS) A PREFEITO(A) NAS ELEIÇÕES DE 2012, NO MUNICÍPIO DE TEIXEIRA

No dia 04 de setembro, passado, o Centro de Educação Popular e Formação Social, em parceria com a UNACT – União das Associações Comunitárias do Município de Teixeira realizou uma oficina de estudo dos programas dos candidatos(as) a prefeito(a) nas eleições 2012. A atividade aconteceu na comunidade Riacho Verde – Teixeira – PB e, contou com a participação de 26 lideranças, agricultores(as) sendo 16 mulheres e 10 homens. A atividade permitiu que os participantes estudassem as propostas dos candidatos(as) e pudessem organizar propostas para serem apresentadas no encontro de Diálogo entre as lideranças comunitárias, agricultores e agricultoras e os candidatos(as) a Prefeitos(as) nas eleições de 2012 que foi realizado no dia 14 de setembro, já passado, também, na comunidade Riacho Verde. No decorrer da oficina os participantes avaliaram como importante a atividade, mas, destacaram que o conteúdo dos programas eram por demais extenso o que dificultou o estudo, de forma aprofundada, de todos os conteúdos de cada candidato(a). Ao final do evento, além de definirem as propostas a serem acrescentadas aos planos de governo,  os participantes  planejaram o evento do dia 14 e aprovarão as regras de participação dos candidatos.

O evento do dia 14: Encontro de diálogo entre as lideranças comunitárias, agricultoras e agricultores e os candidatos(as) a prefeito(a), nas eleições de 2012,  foi promovido pela União das Associações Comunitárias do Município de Teixeira – UNACT, tendo contado com a assessoria do CEPFS. Cada candidato(a) teve um tempo de participação de 2 horas incluindo exposição do plano de governo, perguntas e respostas e, apresentação, por parte dos participantes,  de propostas  a serem acrescidas aos referidos planos de governo. Ao final do período  de cada candidato(a) a assessoria do evento apresentava um documento contendo as propostas originais do plano de governo do candidato, nos seguimentos agricultura e meio ambiente, e, os acréscimos dos participantes, documento este aprovado e assinado por cada candidato(a). O evento foi mediado por José Anchieta de Assis, integrante da CÁRITAS Nordeste II e, contou com a participação de   69 participantes, incluindo os candidatos e a coordenação do evento. Por ocasião do encontro foi possível sentir o empoderamento dos participantes através de perguntas bem formuladas aos candidatos(a), destacando inclusive alguns direitos que a população urbana tem e a rural não tem, por exemplo: a pergunta de Solon Arruda, líder comunitário da comunidade Riacho Verde “Candidato A, eu avalio que esses projetos que tem para fazer conjuntos habitacionais nas cidades terminam estimulando a ida do povo do campo para a  cidade. Vossa senhoria não acha que esses projetos deveriam atuar também na zona rural. Se eleito que posição terá em relação a essa questão?”.  José Pedro de Lima, líder comunitário da comunidade Catolé dos Machados – Teixeira – PB – Candidato B, nosso trabalho é feito assim: quando agente conquista um recurso, por menor que seja, agente senta com os companheiros(as) para discutir e definir para onde vai,  como deve ser aplica, o que vai apoiar e quem vai receber o apoio, ou seja as decisões são participativa, caso seja eleito vossa Senhora terá coragem de sentar conosco para realizar a administração dos recursos públicos dessa forma, mesmo que a fatia de recursos destinada para a zona rural seja a a menor possível? A agricultura Maria Ozenir, da  comunidade Santo Agostinho – Teixeira – PB perguntou  “Candidato Y  porque só existe programa de distribuição de leite para as criança da cidade? Porque nossas crianças, da zona rural não tem direito ao leite? Caso seja eleito qual será sua posição em relação ao programa de distribuição do leite”? “Vai reivindicar para que as nossas crianças da zona rural, também, tenham esse direito”?  

Os documentos assinados pelos candidatos(as) irão servir de base para acompanhamento, por parte das lideranças, agricultoras e agricultores, no processo de gestão do governo do candidato(a) eleito(a). As reflexões feitas pelas lideranças dão conta de que não basta apresentar propostas aos candidatos e, eles se comprometerem. É necessário acompanhar o desenvolvimento e a gestão do plano de governo do candidato ou candidata que for eleito(a), monitorando o que está sendo feito e o que não está e, cobrando resposta do porque de não está sendo desenvolvido conforme o que foi apresentado e firmado compromisso, quando de sua campanha para se eleger.

Iniciativas como essa elevam o poder das lideranças, das agricultoras e agricultores fazendo-as enxergar que são capazes de incidirem no processo de mudança da realidade onde estão vivendo a partir de uma ação cidadã, onde além de votar, também, apresentem propostas, a partir de suas experiências, para o desenvolvimento local e, assim, possam sentir-se cidadãos e cidadãs ativos(as), assumindo a condição de sujeitos dos processos de mudanças locais.  






















Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »