DOE AGORA

Notícias

CEPFS e entidades parceiras realizam encontro do Coletivo de Mobilização Social do Médio Sertão



O Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS em parceria com a Central das Associações Comunitárias do Município de Cacimbas e Região – CAMEC e a Ação Social Diocesana de Patos realizou no dia 17 de julho de 2015, um Encontro do Coletivo de Mobilização Social do Médio Sertão.
A atividade foi coordenada por Francisco Nogueira, professor do Instituto Federal da Paraíba, Campus de Sousa, que motivou os participantes a refletirem sobre a trajetória de luta das associações comunitárias.
Os participantes destacaram algumas dificuldades e avanços sobre: socialização de conteúdos nas reuniões das associações, participação da juventude nas associações e o funcionamento das comissões temáticas no território.
Rosimere Nogueira, falou sobre o exemplo bem sucedido de participação dos jovens na associação da comunidade Flores, Teixeira. “Em nossa associação existe uma boa participação da juventude, parte da diretoria é formada por jovens. Na comunidade os projetos têm conseguido motivar os jovens”.
Ouvir os participantes foi um momento estratégico para entender como está o nível de compreensão da base de organização social do médio sertão sobre as iniciativas desenvolvidas nas comunidades, tendo em vista o desenvolvimento de estratégias para o fortalecimento das associações e conseqüentemente o fortalecimento do coletivo.
Francisco Nogueira destacou: “Precisamos fortalecer este coletivo, pois a dinâmica organizativa do Médio Sertão é referência. Os Fundos Rotativos Solidários desta região serviu de referência para a construção de importantes conquistas, por exemplo, o apoio do Banco do Nordeste a iniciativas de Fundos Solidários de todo o nordeste”.
Com vistas ao fortalecimento do coletivo foi retomada a discussão sobre o funcionamento das comissões temáticas do território. Para tanto tirou-se um indicativo de pessoas para assumirem as comissões temáticas como: Água e Produção, Sementes, Fundos Solidários, Comunicação e Mulheres.
O encontro foi o último de quatro realizados pelo Projeto Agroecologia Gerando Renda e Promovendo Cidadania na Serra Teixeira, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental.
          
O projeto Agorecologia Gerando Renda e Promovendo Cidadania contribuiu com o coletivo apoiando 04 encontros. Nesta ótica avalia-se como relevante as organizações de apoio que atuam no médio sertão e as lideranças comunitárias que o constitui buscarem a captação de recursos, em seus projetos institucionais ou comunitários visando garantir a continuidade do coletivo, enquanto dinâmica organizativa territorial.” Destacou José Dias Campos, coordenador executivo do CEPFS.
O coletivo de Mobilização Social do Médio Sertão é formado por diversas organizações sociais, que trabalham iniciativas de convivência com o semiárido, junto aos agricultores e agricultoras do sertão Paraibano com vistas ao grande projeto de convivência com a realidade semiárida! É considerado um importante espaço político para o desenvolvimento da região.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »