DOE AGORA

Notícias

CEPFS discute implantação de banco de dados

Em 24 de julho, membros da equipe do Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS reuniram-se com Chico Nogueira, coordenador de projetos no Núcleo de Estudos em Agricultura e Ecologia no Sertão Paraibano – NAESP, para discutir sobre a implantação de um banco de dados, ferramenta que servirá para monitoramento e gestão do processo de transição agroecológica dos agroecossistemas familiares de municípios da região da Serra de Teixeira.

A implantação do banco de dados é uma proposta do Projeto Agroecologia Gerando Renda e Promovendo Cidadania na Serra de Teixeira, um projeto do qual o IFPB Campus Sousa é parceiro desde sua elaboração. O Banco terá como objetivos principais auxiliar no planejamento das ações e monitorar os resultados do projeto, bem como, divulgar informações que contribuam com os processos de fortalecimento da agricultura familiar.

As informações sistematizadas fornecerão aos agricultores e organizações, elementos para avaliações, planejamentos e ajustes nas estratégias da transição agroecológica para a convivência com a realidade semiárida.

Chico Nogueira falou sobre a importância do banco,“o banco de dados é uma ferramenta estratégica que contribuirá com a qualificação da proposta de uma agricultura familiar agroecológica no território médio sertão”.

Na oportunidade, também foi apresentado um modelo de banco de dados em desenvolvimento e experimentação pela ASPTA, mas que pode ser ajustado e utilizado também pelo CEPFS.
Decidiu-se que o CEPFS utilizará, de maneira experimental, uma ferramenta de gerenciamento de projetos (Redmine) administrada pelo setor de Tecnologia da Informação do IFPB-Campus Sousa, para gerenciar o projeto. Também articulará um técnico em informática para trabalhar uma proposta referência de ferramenta para o banco de dados e que a  equipe desenhará os principais eixos de registro e acompanhamento pretendido.
O projeto Agroecologia Gerando Renda e Promovendo Cidadania na Serra de Teixeira executado nos municípios de Teixeira, Cacimbas e Maturéia é patrocinado pela Petrobrás, através do Programa Petrobrás Socioambiental.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »