DOE AGORA

Notícias

CEPFS CONQUISTA MAIS UM PRÊMIO!

“Para fazermos as grandes mudanças, para continuarmos ampliando e consolidando as grandes conquistas sociais que estamos tendo no nosso Brasil, nós precisamos cada vez mais integrar as políticas sociais. Inclusive, integrar o social e o econômico. As políticas sociais ajudam o crescimento econômico”. Com essas palavras, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, parabenizou os vencedores do Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social, durante a cerimônia de premiação, nesta quinta-feira (25/3), em Brasília.

“Nós temos que manter e aperfeiçoar o prêmio. Tem que ser uma conquista definitiva do nosso ministério, das políticas sociais, dos nossos parceiros, dos governos estaduais e municipais, da sociedade civil, dos movimentos sociais. São ações governamentais e não governamentais comprometidas com a vida, com a inclusão social, com a dignidade humana. Ações voltadas para a promoção dos mais pobres, dos excluídos, dos idosos, pessoas portadores de deficiência, das nossas crianças e adolescentes e também daquelas que mais precisam”, defendeu Patrus Ananias.

O ministro ressaltou também a importância da atuação da ex-secretária nacional de Renda de Cidadania, Rosani Cunha, falecida em acidente de carro, em novembro de 2008. “A Rosani continua viva em cada ação do ministério”. Patrus Ananias citou, ainda, o importante trabalho de consolidação do Bolsa Família para a melhoria da vida dos brasileiros: “O programa atende mais de 12 milhões de famílias e é referencia mundial”.

Familiares de Rosani Cunha, secretários do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e outras autoridades assistiram a solenidade.

Premiados – Luciana Santos de Melo não escondia a felicidade ao receber o prêmio das mãos do ministro. Ela conseguiu o primeiro lugar por estudar e implementar uma pesquisa sobre a avaliação nutricional de crianças e adolescentes em uma escola municipal do Estado de São Paulo. A jovem baiana de 24 anos, que estuda Nutrição na Universidade de São Paulo (USP), estava emocionada: “ Eu sou uma vencedora. Estou contribuindo para a construção de um Brasil melhor”. Luciana concorreu na modalidade Estudos Acadêmicos (categoria estudante).


Assim como Luciana, Fabrício Fontes de Andrade também comemorava. Ele foi vencedor na modalidade Estudos Acadêmicos (categoria profissional) por desenvolver pesquisa sobre a implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Norte de Minas Gerais e as mudanças institucionais na política nacional de assistência social. “É a primeira vez que um pesquisador do Norte de Minas recebe um prêmio de grande importância como este. Estamos aqui compartilhando conhecimento, conhecendo outras realidades”, declarou Andrade.

Quem levou o primeiro lugar na prática municipal foi uma ação desenvolvida em Pão de Açúcar (AL). Edilson Lima – gestor do Programa Cisternas em Comunidades Rurais de Alagoas – estava exultante com o sucesso do projeto Acesso à Água em Comunidades Rurais do Território da Cidadania – Médio Sertão Alagoano. “Nós reunimos forças para mudar a realidade daquele povo sofrido do sertão. Tudo isso foi possível graças à ajuda do Ministério do Desenvolvimento Social”.

Boas ações – Com o tema Ações Integradas para a Proteção e Promoção Social, o concurso – que teve patrocínio da Caixa Econômica Federal – foi criado com o propósito de articular e integrar o debate e as reflexões entre pesquisas e estudos sobre a questão do desenvolvimento social e as práticas coordenadas por governos e pela sociedade civil organizada.

Seu principal objetivo é reconhecer e valorizar as boas práticas e estudos desenvolvidos nas áreas de assistência social, segurança alimentar e nutricional, transferência de renda e inclusão produtiva.

Premiação – Foram premiados, com a participação em missão internacional (com duração máxima de cinco dias) e missão nacional de intercâmbio (com duração máxima de quatro dias), os seguintes casos:

a) os dois primeiros colocados entre as práticas de governos municipais;

b) o primeiro colocado entre as práticas de governos estaduais e do Distrito Federal;

c) o primeiro colocado entre as práticas da sociedade civil organizada;

d) primeiro colocado entre os classificados na categoria profissional e o primeiro colocado entre os classificados na categoria estudante da modalidade estudos.

“Observamos vários critérios para o Prêmio, entre eles, a questão do impacto na vida dos beneficiários; e como e quais foram os resultados na melhoria da condição de vida da população atendida. Premiar, reconhecer e dar visibilidade a essas práticas e a esses estudos é o caminho para que essas políticas sociais brasileiras tenham êxito”, explicou a secretária de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Luziele Tapajós.

Veja a lista completa dos vencedores:

Estudo

Local/Tema/Projeto

Autor

Estudante

Avaliação Nutricional de crianças e adolescentes de escola municipal do estado de São Paulo.

Luciana Catarina Santos de Melo
USP

2

A agroecologia como prática para o desenvolvimento socioambiental e melhoria da qualidade de vida dos agricultores do Assentamento pastorinhas em Minas Gerais.

Daniella Teixeira Carmo de Oliveira
Centro Universitário Newton Paiva

Profissional

Mudanças Institucionais na Política de Assistência Social: A implantação do SUAS no Norte de Minas Gerais.

Fabrício Fontes de Andrade
UNIMONTES

Informação para o desenvolvimento social: construindo metodologia participativa de representação do território com auxílio de técnicas geográficas e cartográficas (territórios dos CRAS de Presidente Prudente/SP)

Sérgio Braz Magaldi

UNESP

Avaliação do Programa de Rede Solidária de Restaurantes Populares de Palmas – Tocantins como Ação Integrada de Segurança Alimentar e Saúde.

Fernanda Dias Bartolomeu Abadio Finco
Universidade Federal do Tocantins


Sociedade Civil

Local/Tema/Projeto

Responsável

Teixeira-PB
Convivência com a realidade Semiárida, promovendo o acesso a água, solidariedade e cidadania

Centro de Educação Popular e Formação Social

Pentecoste-CE
Agência de Desenvolvimento Econômico Local

Agência de Desenvolvimento Econômico Local

São Paulo-SP
Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência

AVAPE – Associação para Valorização da Pessoa com Deficiência

Formiga-MG
Projeto “Semeando Vidas”

FEAMA – Fundação Educacional, Assistencial e de Proteção ao Meio Ambiente


Prática Estadual

Local/Tema/Projeto

Responsável

1

Bahia
Segunda Água e PAA- Alimentos integram ações em Marcionílio Souza

Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado da Bahia

Amazonas
Grupo de Envelhescentes

Secretaria de Estado de Assistência Social

Minas Gerais
Programa De Volta para Casa

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social

Paraná
Implantação da Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – PESAN e Estruturação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional–SISAN no Paraná

Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social


Prática Municipal

Local/Tema/Projeto

Responsável

Pão de Açúcar-AL
Acesso à Água em Comunidades Rurais do Território da Cidadania – Médio Sertão Alagoano

Prefeitura Municipal de Pão de Açucar

Santo Ângelo-RS
Programa Bem Nutrir

Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania

Osasco-SP
Incubando empreendimentos populares com uma estratégia de desenvolvimento socioeconômico justo

Secretaria de Desenvolvimento, Trabalhos e Inclusão

São Paulo-SP
Programa BPC na Escola, uma experiência inovadora na cidade de São Paulo

Secretaria Municipal de Assistencia e Desenvolvimento Social

Maringá-PR
Hortas Comunitárias

Prefeitura Municipal de Maringá

Campinas-SP
Acolhimento Familiar: A experiência do programa SAPECA

Prefeitura de Campinas/SP- Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social – SAPECA

Cruz Alta-RS
Ações Integradas para a Proteção e Promoção Social

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

Ipaussu-SP
Ação & Cidadania

Secretaria Municipal de Assistência Social


Fernanda Souza
ASCOM / MDS
(61) 3433-1021

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »