DOE AGORA

Notícias

CEPFS conquista 1º lugar na categoria Humanidade, do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade – Edição 2015

Cerimônia de entrega do Prêmio
Von Martius de Sustentabilidade 2015 
Aconteceu nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, no auditório da FIESP, em São Paulo-SP, o Congresso Ecogerma 2015, um evento sobre sustentabilidade realizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK-SP), por meio do seu Departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética, com apoio da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
Durante o evento, foi realizada cerimônia de entrega do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade 2015. O Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS) conquistou o 1º Lugar, na categoria Humanidade. Com o projeto Convivência com a realidade semiárida, promovendo o acesso a água, solidariedade e cidadania, experiência essa que recebeu grande contribuição do projeto Agroecologia Gerando Renda e Promovendo Cidadania na Serra de Teixeira, patrocinado pelo programa Petrobras Socioambiental. Essa é sexta vez que o CEPFS é premiado, sendo que em primeiro lugar é a segunda vez.
Seu público é constituído por empresários, representantes de órgãos públicos, especialistas, institutos de pesquisas e ONGs, dentre outros. A cada ano são escolhidos temas de destaque – principalmente nas áreas de energia e meio ambiente. Esse ano, o tema abordado foi “Impactos e Soluções da Crise Hídrica e Energética”.

O prêmio é desenvolvido em homenagem ao conhecido como o “rei das palmeiras”, por ter catalogado diversas espécies de palmáceas – sua grande paixão – entre milhares de plantas nativas brasileiras, o médico, botânico e desenhista alemão Carl Friedrich Phillipp von Martius  que  passou dois anos e meio viajando pelo Brasil, entre 1817 e 1820. Nascido em Erlangen, cidade próxima a Munique, na Baviera, em 17 de abril de 1794, chegou jovem às terras brasileiras, onde percorreu, junto com o zoólogo Johann Baptiste von Spix, diversas regiões, começando pelo Rio de Janeiro, passando por São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Pará e Amazonas. Durante a expedição, conviveram com as comunidades locais de negros, brancos, índios e mestiços, registrando sua cultura, seus hábitos e costumes.
Essa é a sexta vez que o CEPFS é premiado, sendo
 contemplado pela segunda vez com o 1º Lugar
O projeto premiado do CEPFS vem sendo desenvolvido em comunidades rurais dos municípios de Cacimbas, Desterro, Imaculada, Matureia, Teixeira, Princesa Isabel e São José do Bonfim, no Médio Sertão da Paraíba. Tem como objetivo promover o empoderamento social e político organizativo das famílias e comunidades a partir do resgate de práticas culturais e da solidariedade, já vivenciadas pelas famílias, que possam, a partir de inovações sociais, contribuir, efetivamente, para uma melhor e mais sustentável qualidade de vida.
Com informações: http://www.ecogerma.com
                              www.premiovonmartius.com.br

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »