DOE AGORA

Notícias

CEPFS, COM O APOIO DA BRAZILFOUNDATION, IMPLANTA TECNOLOGIAS SOCIAIS IMPORTANTES PARA MELHORAR A QUALIDADE DA ÁGUA, CAPTADA DA CHUVA, NO SEMI-ÁRIDO

O Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS, com o apoio da BrazilFoundation está implantando dois tipos de tecnologias sociais importantes para melhorar a qualidade da água captada da chuva destinada ao consumo humano, no semiárido paraibano. Trata-se do sistema de bóia para lavagem do telhado e a bomba d´água aro trampolim. As primeiras experiências foram desenvolvidas em sua área experimental localizada na zona rural do município de Maturéia – PB. Depois de comprovada a eficiência dessas tecnologias, o CEPFS apresentou uma proposta no edital da BrazilFoundation, no final de 2007, tendo o mesmo sido selecionado para obter apoio em 2008/2009. O projeto contempla atividades educativas e a implantação de experiências concretas junto às famílias rurais. Na primeira fase do projeto foram realizados 02 cursos sobre difusão de tecnologias sustentáveis para a segurança hídrica no semiárido, atingindo um público de 100 participantes, incluindo lideranças, técnicos, agricultores e agricultoras. Também foi realizado uma visita de intercâmbio às experiências de sua área experimental com um público de 43 agricultores(as). Na parte das implementações foram implantadas 10 tecnologias sustentáveis para melhorar a qualidade da água, sendo 05 sistemas de bóias para lavagem do telhado e 05 bombas d´água aro trampolim, beneficiando 13 famílias e um total de 50 pessoas. Ainda na parte das implementações foi implantado uma nova tecnologia social, em sua área experimental, um biodigestor, com o objetivo de produzir gás a partir de fezes bovinas, além dos subprodutos (Adubo Orgânico e Biofertilizante), ambos de grande importância para o fortalecimento da agricultura familiar. Essa experiência já foi socializada com 168 pessoas, incluindo lideranças, técnicos e agricultores(as). O projeto entrará em sua segunda fase de execução quando serão realizados mais dois cursos sobre difusão de tecnologias sustentáveis para a segurança hídrica no semiárido; uma visita de intercâmbio, a implantação de mais tecnologias sociais juntos a novas famílias rurais, concluindo com um documentário sobre as experiências trabalhadas juntos as famílias, bem como as desenvolvidas em sua a área experimental, destacando seu papel enquanto espaço para intercâmbio entre técnicos, agricultores e agricultoras, com enfoque para o manejo adequado dos recursos naturais, dentre eles a água como fonte de vida. Um dos enfoques do documentário se voltará para os potenciais que as propriedades da agricultura família dispõem que podem ser potencializados a partir de um maior conhecimento sobre o caminho da água na propriedade e na comunidade. A proposta é reunir várias experiências existentes na área experimental, com inovações, incluindo depoimentos de técnicos e de famílias beneficiadas, como ferramenta para reaplicação em outras regiões.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »