DOE AGORA

Notícias

Campanha “Ampliação do CEPFS pela Inclusão Social no NE”


Meus amigos, minhas amigas,


Na qualidade de coordenador executivo do CEPFS, organização que promove o desenvolvimento social a partir do acesso à água no, semiárido nordestino, estou precisando do seu apoio.
O trabalho desenvolvido pelo CEPFS já conquistou vários reconhecimentos, em nível nacional e até internacional, conheça os principais:  


Em 2006, o primeiro lugar na 1ª Edição do Prêmio ANA (Agência Nacional de Águas); em 2007, ficou em 3º lugar no Prêmio Von Martius de Sustentabilidade; em 2009, obteve destaque no concurso Experiências em Inovação Social na América Latina e Caribe, promovido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe(CEPAL), com apoio da Fundação W.L. Kellogg; também em 2009, três tecnologias desenvolvidas foram certificadas pelo Prêmio Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil; em 2010, foi uma das 20 experiências vencedoras da 3ª edição do ODM Brasil; em 2011, foi vencedor do Prêmio Ford de Conservação Ambiental; em 2013, recebeu Menção Honrosa da “Folha de S.Paulo” e da Fundação Humanitare por ser o projeto brasileiro mais alinhado ao tema da água; em 2014, recebeu da ONU o certificado Dryland Champions. Em 2014 conquistou o PRÊMIO VON MARTIUS DE SUSTENTABILIDADE 2º lugar: “Convivência com a realidade semiárida – promovendo o acesso a água, solidariedade e cidadania”, do Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS , 3º lugar: “Cisternas com sistemas de boia para lavagem do telhado e bomba D’água trampolim no processo de captação e manejo de água de chuva para o consumo humano”, do Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS.


Muito mais que cisternas
Desde sua fundação em 1985, portanto, a mais de 20 anos, o CEPFS desenvolve programas de abordagem participativa e inclusiva, inspirados nos princípios pedagógicos de Paulo Freire. Situado em Teixeira, abrange várias comunidades rurais do médio sertão paraibano, com metas ousadas: organização social, política e econômica dos agricultores; participação das comunidades na formulação de políticas públicas; incentivo à produção Agroecológica;aumento da produtividade e rentabilidade da agricultura familiar; e redução do êxodo rural, com implantação de alternativas sustentáveis de renda.

O centro presta assessoria e promove apoio para criação e gestão de fundos rotativos solidários, aos quais se juntam recursos externos e das famílias. Com o dinheiro, as comunidades erguem cisternas, barragens ou outros bens necessários ao seu desenvolvimento. A organização, também, resgata técnicas familiares antigas, como a do biodigestor, e incentiva a criação de bancos de sementes, que abastecem as comunidades, estimulam a manutenção de certos tipos de cultivo e garantem a segurança nutricional local. As experiências de beneficiamento de polpas, estimuladas a partir de frutas nativas, além de melhorar a segurança nutricional elevam a renda das famílias.
Entre outras atividades, e em pouco mais de duas décadas, o CEPFS já beneficiou 74.789 pessoas em 07 municípios: Teixeira, Maturéia, Desterro, Cacimbas, Princesa Isabel, Imaculada e São José do Bonfim. Nos municípios de Teixeira e Cacimbas são 34 comunidades, com 843 famílias, todas trabalhando com a dinâmica de Fundo Rotativo Solidário.

O uso sustentável dos recursos naturais permeia as atividades da instituição e é tema de oficinas, visitas de intercâmbio, nas quais são discutidos, por exemplo, a sustentabilidade, os impactos das mudanças climáticas e as melhores práticas e técnicas para combater a desertificação e promover a convivência com o clima semiárido.


À frente de tudo isto há uma equipe a qual coordeno, inspirado a partir de  toda uma trajetória de vida: aos oito anos, trabalhava no sisal e, muitas vezes, só tinha folha de umbu para enganar a fome. Somente aos 10 anos aprendi a ler, no então Mobral. Aos 22, fui convidado para participar de um grupo de trabalho, a Associação Universitária de Teixeira – AUT e, com o apoio de amigos desse coletivo, cursei Bacharelado em Ciências Econômicas. Nesse processo de engajamento teve origem o CEPFS. “Vi que era importante ajudar outras pessoas a não passarem pelo que passei, sobretudo em decorrência das escassez de água”!

Os principais parceiros do CEPFS são:
Trocaire, Oxfam, Brucke Der Bruderhilfe, Ashoka, Fundo Finlandês para Cooperação Local da Embaixada da Finlândia, Brazil Foudation, Inter-American Foundation, Articulação Semiárido da Paraíba, Artic
ulação do Semiárido Brasileiro, MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Petrobrás, Instituto Oi Futuro, Banco do Nordeste do Brasil, Instituto Ambiental Brasil Sustentável, – IABS e Instituto sociedade, população e Natureza ISPN.
Alguns destes já não mais estão apoiando, mas, os consideramos parceiros porque deram importante contribuição para o desenvolvimento do trabalho, por vários anos foram fundamentais para o desenvolvimento das ações. 
Com o apoio desses parceiros, muita coisa já foi possível ser feita, mas, muita coisa  ainda precisa ser feita no horizonte da convivência de homens, mulheres, crianças, adolescentes, jovens e idosos com a realidade do clima semiárido! Por isso precisamos do apoio de vocês!

A meta é alta, R$ 177.000,00 (cento e setenta e sete mil reais), para construção de um dormitório (com espaço masculino e feminino na área experimental do CEPFS, na comunidade Riacho das Moças, município de Maturéia. Lá já existe certa infra-estrutura: salão para reuniões e encontros, uma casa onde mora um agricultor experimentador que administra o espaço e, varias tecnologias sociais implantadas. Portanto, há necessidade de um espaço para melhor acolher os estudantes, agricultores e agricultoras e técnicos que visitam o local buscando inspiração para o desenvolvimento de tecnologias sociais de convivência com a realidade semiárida. 
Você pessoa física, empresa, organização do terceiro setor abrace, também, essa causa, demonstre que as pessoas e organizações que habitam o mundo podem assumir atitudes muito mais de solidariedade do que de competição, isso ajudará na construção de um novo mundo!


Conto com seu apoio, através de doação e divulgação dessa importante causa: Campanha “Ampliação do CEPFS pela Inclusão Social no NE” Ajude-nos a construir este sonho!
Para contribuir com a ampliação da Área Experimental do CEPFS, acesse o link da campanha http://www.kickante.com.br/campanhas/ampliacao-do-cepfs-pela-inclusao-social-no-ne.  Em seguida, clique em QUERO CONTRIBUIR! e escolha o valor que vai doar, a forma de pagamento (cartão ou boleto bancário) e a sua de recompensa. 

Desde já agradeço imensamente pelo apoio a essa iniciativa!

José Dias Campos
Coordenador Executivo/CEPFS
Empreendedor Social da Ashoka
Membro da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais
Site do CEPFS: www.cepfs.org.br

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »