DOE AGORA

Notícias

Brasília sedia Seminário Nacional de Fundos Solidários

Renalle Benício
Comunicadora Popular – CEPFS/ ASA

Os Fundos Solidários estão presentes em todas as regiões do Brasil, e na busca pelo reconhecimento e valorização destas experiências, realizou-se de 5 a 7 de junho, em Brasília o Seminário  Nacional de Fundos Solidários. O evento foi sediado na Cáritas Nacional.

A atividade foi uma das ações do Projeto de Apoio as Finanças Solidárias com Base na Organização de Fundos Solidários, convenio Ministério do Trabalho e Emprego(TEM) Secretaria Nacional de Economia Solidaria (SENAES), Nº 748343/2010, que teve como foco identificar e mapear experiências de Fundos Solidários em todo Brasil.

Os resultados deste trabalho apontam a existência de 1.049 experiências de Fundos Solidários em todo país. Foram mapeadas 535 experiências. A região nordeste, se destaca em relação a quantidade de fundos identificados  e mapeados, são 336 experiências. Seguida da região Centro-oeste (71), Sudeste (39), Sul (38), e Norte (24).No nordeste a Paraíba é o estado que apresenta o maior numero de experiência (91).
Durante o evento representantes da sociedade civil e governo, discutiram a consolidação de parcerias para apoio aos fundos solidários. Também houve o lançamento de cartilhas, folders, e vídeo, que foram produzidos durante o processo de articulação.
No final do evento foi lida a carta de princípios da Rede Nacional de Fundos Solidários, que foi elaborada com base nas cartas de princípios construídas nos encontros regionais. A carta expõe a identidade dos fundos solidários, os princípios e valores e apresenta propostas para a organização da rede nacional de fundos solidários.
Para José Carlos, coordenador da Cáritas regional nordeste 3, é preciso que os movimentos sociais avancem no diálogo com o governo “É preciso que o governo esteja disposto a tomar decisão política de fazer, e aí não é vontade política, é decisão! O nosso papel enquanto movimento de apontar os caminhos, já está sendo feito. Agora o governo precisa fazer a parte dele. Temos que lutar pelo nosso ideal, e o ideal está sendo construído a partir de cada uma destas experiências que vem sendo forjada numa realidade e num chão concreto de luta. Precisamos vencer a timidez e partir com muito mais força para os espaços de construção política desse governo para que isso deixe de ser sonho e passe a se constituir uma realidade concreta em forma de política.”

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »