DOE AGORA

Notícias

Beneficiários do Projeto Comunidade e Renda Participam de Capacitação Sobre Planejamento Estratégico

Renalle Benício
Comunicadora Popular CEPFS/ASA

No mês de agosto, os beneficiários do Projeto Comunidade e Renda participaram de uma capacitação sobre Planejamento Estratégico. O evento foi promovido pelas comunidades locais com assessoria da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) que, através do referido projeto está apoiando os grupos das Unidades de Beneficiamento de fruta (extração de polpa) das comunidades Fava de Cheiro e Poços de Baixo, no município de Teixeira, com assessoria, capacitação e infra-estrutura.

O evento aconteceu na sede da Associação de Fava de Cheiro. Durante três dias os participantes discutiram notadamente sobre os avanços e desafios dos grupos, controles administrativos financeiros, e perspectivas.

As Unidades de Beneficiamento de Polpa de Frutas foram implantadas no segundo semestre do ano de 2009, a partir do projeto de Adaptação as Mudanças Climáticas que surgiu da constatação da existência de um significativo potencial frutífero e do desperdício que existia. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das famílias a partir do aproveitamento do potencial frutífero da região, gerando renda e mudanças no hábito alimentar.

Em Poços de Baixo a Unidade de Beneficiamento de Frutas conta com a participação, direta, de 04 famílias, já em Fava de Cheiro participam 03 famílias. Em ambas as comunidades os grupos contribuem com a dinâmica de Fundo Rotativo Solidário, que dá sustentabilidade e possibilidade ao desenvolvimento de outras ações.
Além da venda da polpa para as famílias das comunidades e o mercado local, hoje os grupos também acessam as políticas públicas governamentais, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PNAE). Hoje o grupo de Poços atende quinze Escolas Estaduais dos municípios de Patos (12), Maturéia (01) e Desterro (02). Em Teixeira, a venda é feita diretamente para a Secretaria de Educação do município que distribui para as escolas.
“Esta capacitação sobre planejamento estratégico ajudou o grupo a se organizar melhor, antes algumas pessoas chegavam a hora que queriam e ganhavam o mesmo valor das demais. A partir de agora haverá mudanças, teremos também mais comprometimento, um melhor planejamento, e conseqüentemente bons resultados” afirmou Vânia Lúcia, da comunidade Poços de Baixo
Para Iolanda Silva beneficiária da comunidade de Fava de Cheiro,  foi um momento de muito aprendizado “A capacitação veio fortalecer a nossa organização através dos conhecimentos adquiridos. É como se estivéssemos começando, estávamos perdidos sem planejamento, não tínhamos fundo de reserva, mas a partir de agora teremos. Aprendemos muito.
Entrevista
Erivaldo Pedro
Consultor da CESE
Dedo de Prosa – Qual o apoio oferecido pela CESE ao Projeto Comunidade e Renda?
Erivaldo Pedro – Esse projeto visa apoiar as organizações produtivas populares. A CESE está apoiando dois grupos aqui na Paraíba, dois no Pernambuco, quatro na Bahia e dois no Maranhão. Aqui na Paraíba um dos grupos apoiados é este de Teixeira da Associação de Poços de Baixo, mas que tem extensão para o grupo aqui de Fava de Cheiro, a finalidade é contribuir com o fortalecimento desses grupos para que eles tenham melhor produção, condições de renda e também o alcance de seus objetivos. Apóia principalmente com formação, capacitação, assessoria e também com um pequeno recurso para melhorar a infra-estrutura.
Em relação às capacitações, foi disponibilizado um diagnóstico organizacional, onde nós fizemos  dois momentos, um  primeiro com dois dias e  um segundo com três dias, para fazer um levantamento das partes produtiva, financeira e organizacional como um todo. Fizemos a matriz onde identificamos as fragilidades, apresentamos para os grupos e fizemos uma priorização do que vamos trabalhar. A CESE viu como poderia apoiar e solicitou que nós fizéssemos um programa de capacitação que vai de agosto à dezembro.
Dedo de Prosa – E o que foi priorizado?
Erivaldo Pedro – Primeiramente a necessidade da realização de um planejamento estratégico, que é este encontro, o segundo encontro será sobre contabilidade básica, o terceiro encontro será sobre técnicas de vendas onde nós traremos algumas técnicas modernas de comercialização, em outubro nós teremos uma capacitação sobre as organizações e suas obrigações legais, e em dezembro nós teremos uma visita de acompanhamento para perceber o processo evolutivo do grupo.
A avaliação de fato do programa acontecerá em janeiro ou fevereiro em Salvador. Serão escolhidas duas pessoas do grupo para participarem e avaliarem como foi este processo de capacitação. Então o processo que a CESE está implantando com os programas é justamente isso.
Dedo de Prosa – Em se tratando de infra-estrutura, existe algum apoio?
Erivaldo Pedro – Existe um montante de recurso, este recurso ele não é carimbado para isso ou aquilo, no decorrer destas capacitações até dezembro nós estaremos formatando um plano de negócio, e nesse plano nós iremos identificar algumas fragilidades e necessidades que os grupos têm, para melhorar o processo produtivo, então a CESE poderá até financiar a compra de algum equipamento, algum bem. Não é muito recurso, tem um valor específico que não pode ultrapassar,  tem que ser de acordo com aqueles gargalos que nós percebemos existir no grupo. Então a CESE tentará contribuir tendo em vista a melhoria da produtividade e conseqüentemente o lucro do grupo.
Dedo de Prosa – Esta capacitação que está acontecendo é sobre planejamento estratégico, qual a importância da mesma para o fortalecimento das ações do projeto?
Erivaldo Pedro – Acho que o planejamento estratégico é um meio primordial para a organização que quer avançar. É comum que com o passar dos anos, os grupos percebem a necessidade de cada vez mais se planejarem, então é chegada a hora que as organizações demandam um planejamento mais articulado. Nós percebemos que neste caso, nestes dois grupos esta é uma hora propícia, os grupos estão num patamar de produção um tanto elevado, já estão tendo condições de gerar uma renda satisfatória e se o grupo não tiver um foco bastante definido, com bastante clareza, o grupo termina se perdendo. Então as pessoas percebem que existe maneira de ganhar dinheiro de forma honesta, produtiva se o grupo não tiver essa clareza e caminhos mais firmes a serem traçados, o grupo se perde na caminhada ou acaba perdendo algumas pessoas que são extremamente importantes. Existem vários olhares dentro do planejamento estratégico, e não é olhar somente o econômico, existe também o olhar social, político e ecológico. As pessoas precisam compartilhar e comungar desses olhares, que seja um olhar comunitário e não individual.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »