DOE AGORA

Notícias

ASA Paraíba realiza Encontro Estadual de Agricultoras e Agricultores Experimentadores

Renalle Benício
Comunicadora Popular CEPFS/ASA
Conviver com o semiárido e gerar ações que permitam preservar a biodiversidade foi a temática foco do Encontro Paraibano de Agricultoras e Agricultores Experimentadores, realizado pela Articulação do Semiárido Paraibano, nos dias 03 e 04 de outubro em Lagoa Seca.
No primeiro dia, o público foi dividido em grupos, por oficinas temáticas sobre Sementes, Revitalização dos quintais produtivos, Arborização, e Criação Animal. As oficinas permitiram visualizar e partilhar as experiências exitosas desenvolvidas por agricultores e agricultoras de diferentes regiões do estado.
Gilberto Nunes, coordenador da oficina sobre Criação Animal, destacou alguns elementos abordados durante o debate “foi um momento muito rico, vimos diferentes estratégias de armazenamento da ração animal. Vimos também que neste período de estiagem, os agricultores estão recorrendo às plantas da caatinga e utilizando-as para alimentação animal, a exemplo do mandacaru e outras nativas. Isso é muito importante, pois na nossa região a principal poupança dos agricultores e agricultoras é a criação animal.”
A noite a programação continuou recheada, teve feira de saberes e sabores, bingo beneficente e muito forró.
No segundo dia, os participantes se reuniram por território para partilhar e debater as lições que as oficinas temáticas trouxeram e refletir sobre o que pode ser feito para fortalecer a rede de agricultoras e agricultores de cada microrregião.
Após o debate foi feita a escolha dos delegados de cada território para o Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Semiárido Brasileiro, que acontecerá de 28 a 31 de outubro em Campina Grande. Em plenária os territórios compartilharam seus compromissos, encerrando o encontro.
 “vimos que cada agricultor tem uma metodologia própria de trabalhar,  as experiências se assemelham e reforçam a nossa prática. Também é importante que a gente repasse o vimos aqui para outros agricultores que ainda não participam desta dinâmica.” Iranildo Garcia, agricultor.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »