DOE AGORA

Notícias

ALUNOS E PROFESSORES DO PROJETO UNICAMPO VISITARAM A ÁREA EXPERIMENTAL DO CEPFS

Alunos e professores do Projeto UniCampo, Universidade Camponesa, ligado a Universidade Federal de Campina Grande visitaram, no último dia 23, a área experimental do CEPFS, na comunidade Riacho das Moças, município de Teixeira. O principal objetivo foi conhecer as várias tecnologias sociais lá implantadas e, interagindo a partir de um debate extrair dos alunos, filhos(as) de camponeses(as), quais as tecnologias que mais lhes chamaram a atenção; qual a que gostaria de implantar nas propriedades de seus pais. O evento contou com a participação de 34 alunos(as) e 03 professores. As reflexões oriundas do debate, ao final da visita, afirmaram que a experiência visitada contribuiu, de maneira efetiva, para ampliar a esperança de que é possível mudar a realidade, para melhor, a partir dos potenciais naturais, locais, usando, para tanto estratégias de manejo sustentáveis. Não existe uma receita a ser a plicada em toda e qualquer propriedade. O segredo está em conhecer, cada vez mais, o que a natureza oferece, considerando o relevo da propriedade; as várias formas de captação e manejo de água, possíveis, a importância do cultivo diversificado na agricultura familiar, enfim é preciso descobrir que o dinheiro não é tudo. “Pode ocorrer de se ter muito dinheiro, mas, se não houver o que comprar, pode-se morrer de fome”. O sentimento final foi o de que é possível construir, de forma participativa, um novo paradigma de desenvolvimento usando bem os recursos naturais com vistas a uma melhor e mais sustentável qualidade de vida.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »